Testes rápidos detectaram 110 casos positivos para Covid-19

0

Os testes rápidos para Covid-19, realizados nesta quinta-feira (21) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), detectaram 110 casos positivos para a doença, nos bairros onde há medidas de restrições regionalizadas para ampliar o isolamento social e ações de proteção à vida. Foram 38 casos confirmados no Lobato, 37 no Bonfim e 13 na Liberdade. Em Plataforma, foram detectados 22 novos casos positivos para coronavírus. Somente hoje, foram realizados 508 testes nesses quatro bairros.

A testagem é fundamental para a detecção da doença, adoção de medidas de saúde e prevenção. O teste é realizado em pessoas com sintomas gripais, febre ou que tiveram contato com outras pessoas contaminadas pelo coronavírus. “Salvador é uma das cidades brasileiras que saíram na frente com a realização das testagens rápidas e essa medida acertada tem sido importante tanto para identificação e encaminhamento imediato de pessoas diagnosticadas com Covid-19 para o isolamento domiciliar, quanto para as equipes técnicas avaliarem a circulação viral na cidade, sobretudo nas localidades alvo de ações restritivas. Todo esse empenho da Prefeitura é para minimizar o risco de disseminação do vírus e salvarmos vidas”, afirma Leo Prates, titular da Secretaria Municipal de Saúde.

Nessas localidades, a Prefeitura disponibilizou ainda equipes de diversos órgãos municipais para reforçar as ações de proteção à vida nestes bairros com isolamento mais restrito. A iniciativa inclui apoio a unidades socioassistenciais com doações de máscaras, álcool em gel e abordagens à população em situação de vulnerabilidade.

 

Crédito: Jefferson Peixoto/Secom