BAHIA EM REVISTA

Argentina vira sobre Inglaterra e vai à final contra Espanha em busca do tetra

A final da Copa do Mundo da FIFA 2026 está definida: a Argentina venceu de virada nesta quarta-feira (15) a Inglaterra por 2 a 1 na última semifinal e agora vai enfrentar a Espanha em 19 de julho pelo quarto título de sua história. O jogo na região de Nova York-Nova Jersey também pode valer um raro bicampeonato consecutivo, algo que não acontece desde 1962, com uma dobradinha do Brasil.

Dois gols nos últimos nove minutos de jogo definiram a “remontada” argentina, ambos com assistências de Lionel Messi. O craque argentino segue em uma jornada mágica nos gramados norte-americanos.

Os espanhóis garantiram a vaga na final no dia anterior com uma vitória sobre a França por 2 a 0. Agora, os franceses enfrentarão justamente a Inglaterra na decisão do bronze, em Miami, no dia 18.

“É só uma partida de futebol”, alertou o técnico Lionel Scaloni, ao longo dos últimos dias, tentando conter a animosidade para o confronto. Porém, como esperado para uma semifinal de Copa do Mundo com rivalidade histórica, o jogo foi cercado por tensão desde o início, com marcações intensas e discussões entre os jogadores – além do grande barulho e da bonita festa que as duas torcidas compartilhavam no estádio de Atlanta, é claro.

Scaloni estava certo ao dizer que essa seria uma partida de futebol, mas o primeiro tempo foi de futebol truncado. A primeira chance de gol finalmente ocorreu aos 32 minutos, após uma falta cometida por Enzo Fernández sobre Jude Bellingham: Declan Rice levantou a bola para a área, e John Stones cabeceou para fora.

Enquanto isso, Thomas Tuchel tentava colocar em prática seu plano de armar a Inglaterra para uma “tradicional marcação homem a homem” contra Lionel Messi. Como tem sido comum nesta Copa do Mundo, dentre os titulares da Argentina no primeiro tempo, o camisa 10 só percorreu uma distância menor que a do goleiro Emiliano Martínez – ainda assim, Messi é Messi, o maior artilheiro da história do torneio e capaz de encontrar espaços inimagináveis.

Aos 36 minutos, por exemplo, Messi passou por Harry Kane, Anthony Gordon e Djed Spence antes de sofrer a falta de Elliot Anderson. Pouco depois da cobrança, Enzo arriscou um chute de longe e tirou tinta do travessão.

O segundo tempo contrariou totalmente o estilo do primeiro. Embora a animosidade e a tensão ainda estivessem ali, o futebol truncado deu lugar a boas jogadas. Começando por uma oportunidade argentina, com finalização de Julián Álvarez para defesa de Jordan Pickford. Mas foi do outro lado do campo que o gol finalmente saiu.

Na marca dos 10 minutos, em um lance que começou com um tiro de meta curto de Pickford, Harry Kane deu um lançamento longo promissor a partir do campo de defesa – o goleador fazendo a função de armador. Nicolás Tagliafico tentou afastar, mas a bola sobrou para Declan Rice, que tocou para Morgan Rogers. O inglês fez um cruzamento perfeito para Gordon, que surgiu na pequena área para marcar com um toque de direita.

No entanto, foram outros os lances que fizeram o lado albiceleste do estádio se levantar e lamentar como nunca: primeiro, aos 24 minutos, Nico González cabeceou para uma grande defesa de Pickford; depois, aos 31, Mac Allister tocou de cabeça na área – depois de ótimo cruzamento de De Paul – e carimbou a trave direita.

Talvez na tentativa de encontrar o cabeceador Otamendi, que é famoso por gols salvadores na carreira, ou pelo posicionamento de uma Inglaterra que se fechou muito após abrir o placar, a Argentina passou a ter a bola aérea como principal recurso. Em lances consecutivos, Mac Allister e González voltaram a cabecear com perigo, mas não conseguiram balançar a rede. E a tensão crescia.

Quando entenderam que o empate não sairia pelo alto, os sul-americanos enfim igualaram o placar com um chute impecável de Enzo Fernández aos 40 minutos, aproveitando a assistência de Messi e o espaço deixado pelos ingleses na entrada da área.

A pressão continuou nos lances seguintes. E a Argentina evitou jogar mais uma prorrogação: primeiro, a finalização de Mac Allister bateu na trave. Na sobra, Messi fez ótima ojgada pela direita e cruzou na medida para Lautaro Martínez. O centroavante subiu e cabeceou para o fundo da rede e para a história.

Você sabia?

  • Esse foi o sexto confronto de Copa do Mundo da FIFA™ entre as duas equipes. Contando esta partida, cada uma das equipes venceu três vezes.
  • A Inglaterra buscava chegar à final pela primeira vez desde 1966 – o ano do único título foi também o único em que a equipe inglesa disputou a decisão.
  • A Argentina nunca perdeu uma semifinal de Copa do Mundo.
  • Messi enfrentou a Inglaterra pela primeira vez na carreira. Até hoje, em todos os jogos oficiais pela seleção, ele fez 125 gols em 45 nações diferentes, mas não marcou contra os ingleses.
Input your search keywords and press Enter.