BAHIA EM REVISTA

Xirê de Rua deve reunir 1.000 simpatizantes de religiões de matriz africana

Neste sábado (24), das 14h às 18h30, acontece a quarta edição do Xirê de Rua, na Praça Desembargador Montenegro, centro de Camaçari. O ritual integra o calendário oficial de festas populares do município, instituído através da Lei nº. 1449/2016. A expectativa é de que o evento reúna cerca de 1000 pessoas entre povo de santo e simpatizantes das religiões de matriz africana.

Os sons dos atabaques, cânticos e danças tomarão conta da praça. A manifestação é usada não apenas como uma expressão cultural e religiosa, mas um gesto pacífico de pedido de paz e de combate à intolerância religiosa. Este ano, o evento traz o tema “A paz entre todas as religiões”.

A iniciativa leva às ruas o ritual do Xirê, realizado nos Terreiros de Candomblé, e tem entre suas propostas sensibilizar as pessoas sobre a importância do respeito entre as religiões e apresentar à população o legado deixado por ancestrais, uma vez que o candomblé é a religião afro-brasileira mais influente no Brasil, presente no dia a dia de muitos brasileiros através da língua, música, vestimentas e culinária.

Idealizado pelo terreiro Asé Oloòdé Omilolá, o Xirê de Rua em Camaçari acontece desde 2014. Em 2018, o evento recebe apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal da Bahia e do Coletivo de Entidades Negras (CEN), e conta ainda com diversos parceiros.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.