Veja como receber credencial para estacionamento gratuito em Salvador

0

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) emitiu 879 credenciais da Zona Verde para os soteropolitanos apenas este ano. A proposta da Zona Verde é regulamentar o estacionamento gratuito de moradores de determinadas áreas da cidade como ruas, avenidas e praças. Com a credencial, o cidadão fica isento de pagar as taxas correspondentes a tarifa de estacionamento local.

Atualmente, 48.137 soteropolitanos possuem essa credencial. Para solicitar o documento, é necessário que o cidadão seja residente de um logradouro pertencente a uma das áreas de estacionamento Zona Verde. Quem tiver interesse na vaga gratuita, deve consultar se a residência está localizada em uma dessas áreas.

O procedimento de checagem deve ser efetuado no site da Transalvador com o CEP do imóvel. A partir daí, o morador deverá preencher o formulário de solicitação da credencial e comparecer na data agendada para retirar o documento no órgão.

Os documentos necessários para a solicitação incluem requerimento da credencial de estacionamento e termo de compromisso sobre as condições de uso do benefício requerido; comprovante do Imposto territorial Urbano (IPTU) ou contrato de locação do imóvel; documento de identificação oficial que contenha o número do Cadastro de Pessoa Física; além do Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRVL) do veículo, referente ao ano em curso.

De acordo com o decreto 24.728/2014 (publicado no D.O.M. nº 6.017, de 15 de janeiro de 2014), que criou a Zona Verde no município de Salvador, o sistema poderá ser adotado em dias, horários e locais nos quais o estacionamento de veículos não seja considerado prejudicial à segurança, fluidez e visibilidade do trânsito e quando os estudos técnicos da Transalvador indicar tal viabilidade.

Crédito: Jefferson Peixoto/Secom