BAHIA EM REVISTA

Única no Nordeste com dois selos Bandeira Azul, Camaçari aposta no Turismo

Rios, praias e belezas naturais são características que também definem Camaçari. O município conta com 42 km de costa e a decisão da gestão municipal é desenvolver as potencialidades com foco no turismo, para impulsionar o estado e o país como destinos diferenciados para o visitante que busca diversidade, aliada às riquezas natural e cultural. Um importante resultado desse empenho é a conquista das certificações Bandeira Azul para as praias de Guarajuba e Itacimirim. Com as premiações de qualidade ambiental, Camaçari tornou-se o único município do Nordeste com dois selos. Esse feito, aumenta a visibilidade internacional da costa de Camaçari, caracterizando-a como destino sustentável.

Para que uma praia seja contemplada com a certificação é preciso seguir rigorosamente 34 critérios, que têm como base quatro temas relacionados à gestão ambiental, educação ambiental, segurança e serviço, além da qualidade da água. O certificado Bandeira Azul ainda é considerado um dos mais importantes rótulos ecológicos internacionais de sustentabilidade, que é concedido às comunidades que se esforçam para gerenciar seus ambientes naturais.

O governo municipal tem atuado promovendo investimentos, esforços e estratégias para que o turismo se torne a principal atividade econômica da cidade. As atividades promocionais relacionadas ao segmento na costa de Camaçari serão trabalhadas junto a mercados emissores tradicionais e potenciais nacionais e internacionais, através de participação em eventos turísticos; confecção de material promocional; propaganda e publicidade; uma ampla programação esportiva, abrangendo esportes terrestres e aquáticos, e a realização de Famtour e Famtrips (ações publicitárias voltadas para divulgar e promover um destino ou empreendimento).

A prefeitura criou ainda o projeto Costa de Camaçari, que envolve propostas que vão desde a sinalização turística, passando pela qualificação de agentes da cadeia produtiva (ambulantes, baianas, barraqueiros, dentre outros), infraestrutura, instalação de postos de informações turísticas, de banheiros públicos, postos salva-vidas, mirantes, além de promoção de cursos.

“O turismo em Camaçari vem vivendo um novo momento. A gestão está unida e focada em trabalhar, fortalecer todos os 42 quilômetros de costa que nós temos. O prefeito Elinaldo entende a importância das atividades hoje para Camaçari. Com o processo de desaceleração da indústria, com o fechamento da Ford, nós temos hoje a atividade do turismo como uma atividade potente e fonte geradora de emprego e renda. Quando falo em turismo, não me refiro apenas ao turismo sol e mar, mas ao turismo étnico, rural, cultural, esportivo, de aventura, pois nós temos muitos produtos para ofertar ao turista. Entendemos também que o turismo indiretamente mexe com 52 setores da nossa economia, então ele movimenta toda uma cadeia de forma direta e indireta, o que gera desenvolvimento para toda a região”, pontuou a secretária do Turismo, Cristiane Bacelar.

Dentre as 13 zonas turísticas que compõem a Bahia, a costa de Camaçari teve destaque na revista Turismo e Hospitalidade, publicação nacional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A aposta na costa camaçariense foi case da edição do mês de junho de 2021, na qual foi ilustrada como potencial da Bahia para reverter a situação de crise pela qual o setor do Turismo atravessa, agravada pela pandemia. O reconhecimento veio por meio da Câmara Empresarial de Turismo (CET) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA).

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.