BAHIA EM REVISTA

UFBA-Camaçari forma primeira turma do BI-CTI

Nesta quinta-feira (2), acontece a solenidade de formatura da 1ª turma do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação (BI-CTI), curso ministrado pela Universidade Federal da Bahia por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) – campus Camaçari. O evento é reservado a convidados e será realizado no Teatro Cidade do Saber.

Serão 13 formandos, cujo ingresso ocorreu no final de 2018. A turma tem como patrono o prefeito Elinaldo Araújo, e como paraninfo o professor adjunto e vice-diretor no ICTI – campus Camaçari, André Luís Sousa Sena. Como homenageados, o professor adjunto no ICTI- campus Camaçari, Luís Henrique Cardozo Amorin, e o técnico administrativo da instituição, Ítalo Caianã Pinho Carvalho.

Como parte importante da história da faculdade no município, a diretora do campus Camaçari, Maiana Matos, destaca a formatura da 1ª turma do BI-CTI. “Os discentes que colam grau são de Camaçari e da Região Metropolitana de Salvador (RMS), que fazem parte da história do princípio do ICTI. Então é um marco também muito importante para o instituto. Estamos muito felizes com essa conquista”, declarou.

Para a formanda Samara Batista, que divide responsabilidades frente à Comissão Organizadora do evento com outra colega de curso, o sentimento é de graça. “É muito gratificante a gente ter a UFBA aqui no nosso município, por ter a oportunidade de fazer parte dela, e de poder estudar numa universidade pública de qualidade e de forma gratuita, e ver que a gente conseguiu chegar até aqui. Em 2018.2, quando tudo se iniciou, era tudo uma novidade. Curso novo, num instituto novo aqui na cidade, e hoje vemos que a gente está conseguindo crescer e evoluir. Participar disso me deixa muito feliz”, concluiu.

A diretora Maiana, ciente dos muitos desafios que a UFBA ainda tem com a construção da sua sede definitiva, complementou: “a ideia é que cada vez mais a comunidade tenha acesso não só a cursos de graduação, mas também de pós-graduação, mestrado e, no futuro, doutorado, diversificando bastante a nossa oferta para a comunidade”. O projeto da unidade prevê, dentre outros aspectos, integração a parques tecnológicos e industriais. O terreno de 147 mil metros quadrados foi doado pela Prefeitura de Camaçari, com a assinatura do projeto de Lei 1.057/2021.

No último processo seletivo, cuja inscrição foi finalizada em 24 de fevereiro, foi oferecido um maior número de vagas, e ampliada a oferta de cursos. Com o novo curso de Engenharia de Produção, que se somará ao já tradicional BI-CTI, serão mais 100 novos estudantes de nível superior, formados pela região.

Enquanto candidatos, esses estudantes ganham bônus de inclusão no processo seletivo, que acresce 20% ao escore do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para ter acesso ao benefício é preciso ter cursado pelo menos um ano no ensino médio em escolas públicas ou privadas domiciliadas na RMS.

Outra forma de ingresso é a seleção interna, após o estudante cursar o BI-CTI. Essa foi a opção da formanda Samara, que vai dar continuidade a seus estudos na nova graduação.

Renato Vivas, coordenador de Engenharia de Produção, destaca como particularidade do curso seu traço humanista, para além de base forte em matemática, física e programação. “O aluno terá uma interdisciplinaridade em línguas e humanidades. Este, sem dúvida, é o diferencial do curso de Engenharia da UFBA de Camaçari, fugindo um pouco do tradicional e formando um profissional mais empático com os problemas da sociedade, do meio ambiente e, claro, das organizações”, situou.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.