Testes rápidos realizados detectam 664 casos de Covid-19 em bairros de Salvador

0

Testes rápidos realizados em 12 localidades com medidas restritivas na capital baiana, detectaram mais 664 casos de Covid-19 durante ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira (29). Os bairros com maior incidência de casos confirmados hoje foram Tancredo Neves (70), Paripe (69), Nordeste de Amaralina (68) e Federação (64).

No total, foram realizados 1.754 testes, numa média de 150 por localidade. As regiões visitadas nesta segunda-feira foram Beiru, Brotas, Engenho Velho de Brotas, Fazenda Grande do Retiro, Federação, Imbuí, Nordeste de Amaralina, Paripe, Pau da Lima, Santa Cruz, São Cristóvão e Tancredo Neves.

Indispensáveis para avaliação da circulação viral na cidade, o testes rápidos possibilitam a identificação dos casos na cidade, minimizando o risco de disseminação do vírus e salvado vidas. “Os locais são escolhidos de acordo com critérios como grande circulação e pessoas, alta circulação viral e comércio ativo e com bastante movimentação. Devem ser avaliadas aquelas pessoas que apresentem sintomas gripais persistentes entre 7 e 10 dias”, destaca Andrea Salvador, do Centro de Operações Estratégicas em Saúde Pública (COE) da SMS.

Na prática – Os testes podem ocorrer de duas formas: através da coleta de sangue retirada do dedo do paciente ou de secreção (swab). Técnicos da SMS fazem a triagem para identificação dos indivíduos com sintomas gripais. Logo depois, uma amostra laboratorial é recolhida e em até 30 minutos é analisada pelos profissionais.

O resultado é encaminhado ao paciente via mensagem de texto no celular. Em caso positivo, a pessoa é orientada a iniciar o isolamento domiciliar e a SMS entra em contato com a pessoa para realizar as devidas orientações e medidas de controle.

 

 

Crédito: Max Haack/Secom