BAHIA EM REVISTA

Técnicos da Sempre são capacitados sobre atendimento a mulheres vítimas de violência

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promoveu uma capacitação para os técnicos da pasta sobre Atendimento a Mulheres e Meninas Vítimas de Violência, assistidas pelos equipamentos socioassistenciais. A atividade foi realizada no auditório da Sempre, no Comércio.

Durante a atividade, foi apresentada a Cartilha do Sistema Único de Assistência Social (Suas) sobre o tema. O documento é um guia baseado no “POP – Protocolo Operacional Padrão para Prevenção à violência de gênero e Atendimento de Mulheres e Meninas Vítimas de Violência no Suas”, organizado pelo Sempre, através de projeto realizado em parceria com o Banco Mundial.

O projeto foi construído por técnicos das diretorias de Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial, além da Gerência de Gestão do Suas, e traz o fluxo de referência e contrarreferência efetuado pelos serviços socioassistenciais da rede de execução direta no atendimento a mulheres e meninas vítimas de violência no município. O documento explica, ainda, quais ações são atribuídas às dimensões de cuidado protetivo e preventivo e como essas ações devem ser integradas, a fim de evitar a incidência ou reincidência dos diversos tipos de violências e violações de direitos.

De acordo com o titular da pasta, Daniel Ribeiro, o trabalho realizado de combate à violência de gênero tem sido bastante elogiado pelo Banco Mundial e vem servindo de referência para outras cidades. “Na última missão que tivemos, os técnicos do banco puxaram esse desafio para a gente, de atuar na prevenção de violência contra as meninas. É uma situação que tem sido cada vez mais vista pelos técnicos que atuam na ponta. E por entendermos que esse é um trabalho intersetorial, estamos unindo esforços com as pastas de Saúde e Educação”, pontuou.

 

 

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