BAHIA EM REVISTA

Saúde tira dúvidas sobre a terceira dose da vacina contra a Covid-19

Com esquema iniciado em 30 de setembro, a Prefeitura de Salvador está vacinando, com a terceira dose do imunizante contra a Covid-19, idosos com 60 anos ou mais, que já completaram seis meses do recebimento da segunda dose, além de profissionais de saúde e também pacientes em hemodiálise. A aplicação da dose de reforço independe do imunizante recebido na primeira e segunda doses.

A vacinação com a terceira dose é importante, pois reforça a produção de anticorpos contra a doença, no momento de disseminação de novas variantes do coronavírus. Até este sábado (30), mais de 135 mil pessoas já haviam tomado a dose de reforço, o que representa 74% do público total. Já o número de faltosos passa dos 42 mil.

De acordo com a subcoordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Doiane Lemos, a vacinação ao longo da campanha vem trazendo impactos positivos, quanto ao número de casos, de óbitos e de internamentos. “Se baixarmos a guarda em relação à vacinação, haverá impacto no curso da pandemia”, alertou.

As vacinas utilizadas para a terceira dose são Pfizer/BioNTech, preferencialmente, mas também podem ser utilizados Janssen e Oxford/AstraZeneca. As pessoas que receberam na primeira e segunda dose CoronaVac, Pfizer/BioNTech e Oxford/Astrazeneca podem receber qualquer um dos três imunobiológicos, que estão sendo aplicados como terceira dose.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.