BAHIA EM REVISTA

Rodoviários de Salvador recebem treinamento para atenderem pessoas com deficiência

Motoristas e cobradores de Salvador participaram de um treinamento de formação em acessibilidade e atendimento às pessoas com deficiência, no auditório do Subúrbio 360, em Coutos. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e visa sensibilizar os profissionais e elevar a qualidade do serviço prestado pela categoria.

Durante a formação, os trabalhadores das empresas Plataforma Transportes SPE S/A e Ótima Transportes de Salvador SPE S/A, vinculadas à Associação das Concessionárias do Serviço de Transporte Público de Passageiros por Ônibus de Salvador (Integra), receberam orientações sobre a forma adequada de tratar e transportar os passageiros, além de ouvirem depoimentos de mães de filhos com deficiência que relataram a vivência cotidiana no uso do transporte público.

A atividade reuniu cerca de 200 profissionais, dentre eles o motorista Alan Maciel, de 38 anos, que atualmente roda a linha Boca da Mata x Pituba. Ele fala sobre como pode contribuir para prestar um melhor serviço após passar pela capacitação. “Essa capacitação foi enriquecedora, pois é uma forma de aprender mais sobre as pessoas com deficiência e as dificuldades que elas enfrentam no dia a dia”, comentou.

“Depois de aprender tanto aqui, acredito que vamos conseguir prestar um melhor serviço e enxergar a pessoa com deficiência com um olhar mais paciente e acolhedor e fazer de tudo para que essas pessoas sejam transportadas com segurança”, completou o rodoviário.

O motorista Rogério Oliveira dos Santos trabalha na empresa Plataforma Transportes há cinco anos e conta que durante esse período já foi necessário auxiliar diversas pessoas com deficiência durante o trabalho. “Eu já transportei muitos passageiros com deficiência nesse tempo que eu tenho de empresa. Entendo bem as limitações deles, por isso eu e meu cobrador sempre nos esforçamos para dar o máximo de atenção para essas pessoas”, relatou o rodoviário.

“Sempre visualizo um local adequado para parar o veículo, de preferência onde tenha uma rampa para facilitar o acesso da cadeira de rodas. Se não tiver a rampa e se precisar a gente desce, carrega a cadeira, colocamos o cinto de segurança para que a cadeira não corra e durante a viagem mantenho a atenção redobrada”, completou.

Presente na abertura do evento, o titular da Semob, Fabrizzio Muller, apresentou a formação como uma das iniciativas adotadas pela pasta para elevar a qualidade do serviço prestado aos usuários. “Após ouvir alguns relatos de mães de filhos com deficiência e, a fim de evitar qualquer tipo de transtorno ou dificuldade para essas pessoas, estamos realizando uma série de ações, que inclui também essa formação”, afirmou.

“Anteriormente, levamos algumas mães nas garagens dos ônibus para que elas pudessem relatar algumas dificuldades enfrentadas, os rodoviários também já foram levados às comunidades para conhecerem o dia a dia dessas famílias, tudo isso na tentativa de realmente sensibilizar os operadores de transporte e apresentar condutas que devem ser adotadas para dar um caráter ainda mais humanizado para o transporte público de Salvador”, comenta o gestor.

Em sua palestra, a diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, levou os rodoviários a fazerem uma breve experiência no auditório. “Se imaginem aí mesmo no lugar de vocês, com os olhos fechados, o quão desafiador é para uma pessoa com baixa ou nenhuma visão entrar no transporte público sem puder visualizar o local que ela está ou ao menos reconhecer o lugar que vai descer. Tem que ser muito corajoso. Percebam que, quando a pessoa com deficiência entra no veículo, ela está entregando para vocês a confiança dela para voltar para sua casa”, enfatizou.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.