BAHIA EM REVISTA

Salvador sediará pela primeira vez o Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil

Durante o Salcine Conecta, o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, anunciou o apoio institucional da pasta municipal ao Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb), que será realizado pela primeira vez em Salvador. O evento integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro, e será realizado entre os dias 21 e 26 de novembro.

Estão previstas mesas de discussão e mostras audiovisuais abertas ao público, que serão espalhadas por diversos pontos de Salvador. Serão utilizados os espaços Boca de Brasa do Subúrbio e de Cajazeiras, o Cine Glauber Rocha, o Cinema do MAM e o CineSercla de Cajazeiras.

Para Pedro Tourinho, é de fundamental importância o apoio institucional às ações que enaltecem a cultura e as raízes do povo de Salvador. “Trazer o Fianb para Salvador, após quatro edições em São Paulo, é muito representativo e marca o início da nossa parceria com a APAN, organizadora do festival, que vai perdurar por muito tempo. Termos em Salvador, no mês de novembro, um evento que tem um escopo conceitual tão importante, que fala sobre conexão e ancestralidade, é exatamente o que pensamos para a capital afro que Salvador é”, afirmou.

Com o tema central “Transatlanticidade”, conceito concebido pela historiadora negra Maria Beatriz Nascimento, o festival, que nasceu em São Paulo, em 2016, objetiva promover um diálogo entre as diásporas Afro-atlânticas, sobretudo as Américas e o Caribe, e a África, a partir da distribuição e exibição/circulação audiovisual.

As mesas de discussão, com a presença de pesquisadores de todo o Brasil, abordarão as obras de Maria Beatriz do Nascimento, bem como a história e desenvolvimento do Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu (FESPACO), maior festival de cinema da África. Já as exibições de filmes nacionais e internacionais, incluem sessões especiais para crianças, programadas pela mostra Kilombinho.

Keity Souza, diretora administrativa da APAN e coordenadora do festival, considera que a realização do festival em Salvador, no mês de novembro, é extremamente simbólico para a população da cidade. “Salvador é a capital mais negra do país, com mais de 80% da sua população negra, e trazer o Fianb pra cá, onde temos crescido tanto na produção audiovisual é um desejo que estamos conversando desde o início do ano. Especialmente realizando em novembro e com a temática da Transatlanticidade, um tema que toca muito na nossa população”, afirmou.

O festival promoverá uma extensão do Encontro Nacional de Eventos de Audiovisual Negro, em parceria com o evento Políticas do Olhar, realizado pelo Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE). Este ano, em sua 4ª edição, o Fianb também acontecerá em São Paulo (SP) e em Belém (PA), fortalecendo a conexão entre as regiões brasileiras, como defendido pelos ideais de Maria Beatriz Nascimento que inspiram o Festival e suas pontuações sobre o audiovisual brasileiro.

O Novembro Salvador Capital Afro é um calendário inédito com uma programação para o mês em que se comemora a Consciência Negra. Com festivais de música, empreendedorismo, exposições de arte, desfiles de blocos Afro e afoxés e eventos de moda, o Novembro SCA acontecerá durante todo o mês e é pautado na exaltação da ancestralidade negra da capital baiana, tendo o afroturismo como base.

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.