BAHIA EM REVISTA

Projeto Praças Inteligentes começa no Santo Antonio Além do Carmo

Acordar cedo, fazer alguns exercícios físicos na praça do Santo Antônio Além do Carmo e depois ler as principais notícias do dia pelo celular, conectado a uma rede wi-fi gratuita. E tudo isso com segurança. Essa é a realidade esperada após a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) implementar o Projeto das Praças Inteligentes no local. O programa é realizado em parceria com o Rotary Club da Bahia, Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel) e a Guarda Civil Municipal (GCM).

“As inovações introduzidas ajudarão a tornar a praça um lugar mais acolhedor, adequado para as crianças e seguro para ser frequentada, principalmente à noite. O equipamento escolhido para este novo experimento é a Praça Santo Antonio Além do Carmo, um espaço histórico que foi completamente requalificado pela Desal”, afirmou Marcílio Bastos, presidente da Desal.

A Praça Santo Antonio Além do Carmo, escolhida para requalificação desta vez, será monitorada por gravações durante 24 horas, com alta tecnologia e todas as ferramentas para a visualização das imagens. O equipamento está estrategicamente posicionado e possui iluminadores infravermelhos, que permitem visão noturna. As câmeras também oferecem alarmes em caso de tentativa de obstruir a captação. A implantação do projeto deve ser concluída dentro de 90 dias. A próxima praça a ser contemplada pelo projeto é a Lord Cochrane, na Avenida Garibaldi.

O Projeto Praças Inteligentes foi desenvolvido pela Desal, enquanto a parte de tecnologia é de responsabilidade da Rotary e Cogel. A Cogel irá desenvolver o programa, e todos os equipamentos serão doados pelo Rotary, que fará campanhas educativas no local. O último passo será da Guarda Civil Municipal, que será encarregada da fiscalização e proteção do equipamento.

Tecnologia – O georeferenciamento, tecnologia que mapeia as praças de Salvador, permitindo aos funcionários da Desal ter informações sobre os espaços através de um aplicativo, já é uma realidade. Cerca de 20% das praças de Salvador são georeferenciadas e, até o final do ano, a companhia pretende ter 50% cobertas pela tecnologia.

Desde 2013, a Desal tem requalificado praças de Salvador, com o objetivo de trazer mais desenvolvimento em tecnologia e segurança para a população da capital baiana. Alguns exemplos são as academias de saúde ao ar livre, passarelas, dog parks (espaços para cães), bancos anti-vandalismo, piso intertravado, entre outras estruturas.

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.