BAHIA EM REVISTA

Primeira Festa Literária da Caatinga realiza eventos artísticos gratuitos

A 1ª Festa Literária da Caatinga promove, de 10 a 10 de abril, a partir da cidade de Irecê, uma extensa programação onde acontecerão os encontros “Um Dedo de Prosa”, sobre os mais variados temas relacionados à literatura e convidados internacionais, palestras,  encontros, contações de história, exibição de documentário, recital lítero-musical, intervenção poético musical,  espetáculos teatrais e shows.

Na abertura da Festa acontece o encontro digital com o escritor Antônio Torres, o homenageado do evento, que fala sobre sua obra, trajetória e sua relação com o Sertão baiano. Todas as atividades serão gratuitas, não necessitam de inscrição e acontecerão via canais digitais do Festival de Teatro da Caatinga – Fanpage do Facebook  (https://www.facebook.com / festivaldeteatrodacaatinga) e canal ofical do YouTube/Festival de Teatro da Caatinga.

Sobre o homenageado – Antônio Torres, o homenageado do evento, estreou em 1972 com o romance “Um Cão Uivando para a Lua”, e foi considerado a revelação literária brasileira daquele ano. O escritor que completou 80 anos em setembro de 2020. Baiano de Sátiro Dias, tem  17 livros publicados e é membro da Academia Brasileira de Letras. Ao longo da sua carreira ganhou alguns dos mais importantes prêmios nacionais como o Machado de Assis e o Jabuti.

 Um Dedo de Prosa  – O destaque da programação são os encontros “Um Dedo de Prosa” onde os escritores convidados falarão sobre seus processos criativos, obras que influenciam e influenciaram sua trajetória, perspectivas de atuação do escritor pertinentes e externas ao seu ofício. São temas dos diálogos em “Um Dedo de Prosa”, “Poesia, Cordel e Imaginário Sertanejo”, com Elton Magalhães e Tiago D. Oliveira com mediação de João Lopes Filho; “Palavra Cantada – Travessias entre a Literatura e a Música”, com os cantores e compositores Celo Costa e Maviael Melo.

Participação internacional – Participam da Festa os convidados internacionais da Rede Cena ibero-americana – REI, o dramaturgo Pati Domenech, da Espanha, o diretor Rui Pires, de Portugal e a pesquisadora e diretora Yacqueline Salazar Herrera, da Colômbia. Eles falam  sobre a dramaturgia ibero-americana e modelos de criação e produção artísticas. Ainda da Espanha, como convidado especial, Victor Ventosa, um dos maiores especialistas em animação sócio cultural, presidente de honra da Rede Ibero-americana de Animação Sociocultural – RIA e escritor autor do livro “Didática da Participação”, lançado em português pela Edições Senac. As duas Redes apoiam a realização da Festa Literária da Caatinga.

Para as crianças – Uma programação especial também foi pensada para as crianças com Contação de Historias com a atriz e professora Tânia Barbosa do Teatro Popular de Ilhéus, a contadora Miriam Oliveira e o escritor Ioia Brandão, mediados pela professora  Nádia Santos.

Programação artística – A programação artística será composta pela exibição do documentário “A Construção da Travessia”, sobre o processo de montagem do espetáculo “A Travessia do Grão” cujo texto ganhou o Prêmio Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano 2 na categoria literatura dramática; também será exibido o espetáculo “O Avô e o Rio”, baseado no conto do escritor baiano Aleilton Fonseca. Acontecem também o recital  lítero-musical “Nove Tentativas de Amor Eterno”, solo/musical do ator Ricardo Castro, com músicas e poemas de Vinicius de Moraes; a intervenção poética “O Tempo da Coisa”, com o poeta e ator Daniel Farias e, no encerramento da Festa, show “Prosa de Sanfoneiro”, com o sanfoneiro Gildo Arano e seu repertório de poesias, causos e músicas, que tem o objetivo de levar para o palco o Sertão com as feiras e as festas, a simplicidade e o falar do povo sertanejo.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.