BAHIA EM REVISTA

Prefeitura recebe propostas para PPP de iluminação pública

Nesta quinta-feira (24), aconteceu, no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), o recebimento das propostas técnicas e de preço das primeiras empresas interessadas para a gestão administrativa do serviço público de iluminação pública, em Parceria Público-Privada (PPP). A medida prevê a modernização do parque de iluminação com 100% de luminárias LED num prazo de cinco anos, prestação de manutenção preventiva e corretiva e a implantação de telegestão de todo o parque de iluminação pública, facilitando um monitoramento em tempo real através do Centro de Controle Operacional (CCO), entre outros pontos.

Os cinco primeiros consórcios interessados que apresentaram proposta para a gestão da iluminação pública da cidade foram: Consórcio Lumen Bahia, formado pelas empresas J. Malucelli Construtora de Obras, Tecnoluz Eletricidade e Dataprom Equipamentos e Serviços de Informática Industrial; Consórcio Ilumina Salvador, com a Metro Engenharia e consultoria, Ilumitech Construtora, SRE Engenharia e Construções, Qualy Engenharia, Construtora BSM; Consórcio Salvador Luz, formado pela FM Rodrigues, Sativa Engenharia, Compacta Engenharia; Consórcio IP Brasil-Salvador, com a Trana Tecnologia da Informação e Construções, Strata Construções e Concessionárias Integradas, Selt Engenharia; e o Consórcio IP Salvador, formado pelas empresas BMPI Infra S.A e Construtora Remo.

Após os recebimentos das propostas técnicas e de preço, será realizada uma reunião com as comissões, quando será definida a empresa que fará a gestão do serviço na cidade por 20 anos, renovando o parque de iluminação com 100% de luminárias LED num prazo de cinco anos, com base nos critérios definidos no Edital 001/2018. Sem a concessão, só seria possível realizar essa modernização em, aproximadamente, em 15 anos. “Esse novo sistema de gestão trará uma economia de custos do município. Teremos um consumo de energia de 50%, além dos custos operacionais serem reduzidos em 22%”, pontua o diretor de parceria da Sedur, Gustavo Menezes.

O projeto tem sido liderado pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Secretaria de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Iluminação Pública e da Unidade de PPP do município de Salvador, respectivamente, num trabalho a quatro mãos. De acordo com o diretor de Iluminação Pública, Junior Magalhães, o novo modelo de gestão da Iluminação Pública da capital baiana terá impacto direto à população. “Em cinco anos, teremos todos os pontos de iluminação pública da cidade substituídos por tecnologia LED, o que trará maior sensação de segurança pública e valorização urbana do município”, aponta.

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.