BAHIA EM REVISTA

Ônibus elétricos que irão circular no Subúrbio realizam primeira viagem

Os ônibus 100% elétricos que irão circular no Subúrbio Ferroviário tiveram sua primeira viagem teste realizada na manhã desta quinta-feira (29), no trajeto entre a Estação Pirajá e a Estação Ferroviária de Paripe. A primeira viagem contou com a presença do governador Rui Costa, dos secretários estaduais de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, além de outras autoridades.

“Com a introdução desse ônibus moderno, estamos cuidando, em primeiro lugar, da saúde das pessoas, além de oferecer mais conforto aos motoristas, cobradores e passageiros, e também cuidar do meio ambiente. É um modelo silencioso, sem aquele barulho e o calor do motor convencional a diesel, e sem marcha, o que diminui os problemas causados pelo esforço repetitivo do braço, muitas vezes enfrentados pelos motoristas. Os principais lugares do mundo estão fazendo a substituição do transporte a diesel por ônibus alternativos, e a Bahia está nesse caminho”, destacou o governador.

Ainda segundo Rui, o Governo do Estado vai buscar realizar incentivos fiscais para viabilizar a aquisição desses modelos de transporte por parte dos prestadores de serviço também de ônibus metropolitanos e intermunicipais. “Ao mesmo tempo, iremos intensificar os contatos com empresários e empresas fornecedoras para tentar conseguir redução de preços e poder viabilizar essa substituição o mais rápido possível”, concluiu.

Os novos ônibus começam a circular na próxima terça-feira (3), com valor da tarifa de R$ 4.10 e integração com o sistema metroviário. Dessa forma, os usuários poderão pegar o ônibus elétrico, que faz a linha metropolitana, o metrô, e outro ônibus em até três horas.

Serão disponibilizados cinco ônibus que farão o transporte da população no Subúrbio Ferroviário durante o período de obras do VLT, no trajeto Mapele / Ilha Amarela / Estação Pirajá. Os veículos têm capacidade para 71 passageiros, sendo 33 pessoas sentadas e 41 em pé.

Os ônibus são movidos a bateria de fosfato ferro-lítio e têm autonomia de 250 quilômetros que permite a circulação o dia inteiro, com retorno à noite para garagem, onde são recarregados.

A economia e zero emissão de poluentes no meio ambiente são pontos fortes do ônibus elétrico BYD. O custo operacional é 70% menor que um ônibus convencional movido a diesel. Os veículos elétricos também reduzem de forma significativa a necessidade de manutenção, já que têm número reduzido de peças.

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