Mata Escura volta a ter medidas restritivas a partir de domingo

0

O prefeito ACM Neto anunciou na manhã de hoje (11) a inclusão de Mata Escura ao conjunto de bairros que passam por medidas restritivas em Salvador. Com isso, o bairro, que já havia contado com as ações de proteção e contenção do coronavírus em agosto, volta a ter os cuidados a partir do próximo domingo (13), inicialmente, por um período de sete dias.

O anúncio foi feito pelo gestor durante a inauguração da nova Estrada velha do Aeroporto (Avenida Aliomar Baleeiro). Além da inclusão de Mata Escura, as medidas de restrição e de proteção à vida foram prorrogadas por mais uma semana nos bairros de Águas Claras, Pernambués, São Cristóvão, Santa Cruz e Nordeste de Amaralina. Já os bairros de Plataforma e Castelo Branco deixam de contar com as ações domingo.

“Nós já passamos pela Mata Escura em outra oportunidade, mas estamos retornando, porque, de fato, nos preocupamos bastante com o aumento da incidência. Se você reparar, nos últimos 30 dias foram 617 casos no bairro, ou seja, mais da metade do número total de casos foram registrados apenas nos últimos 30 dias. Esses números nos chamou a atenção, acendeu a nossa luz amarela e nos obrigou a voltar para o bairro”, afirmou o prefeito.

Mata Escura tem hoje 1.165 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus, sendo que 617 casos foram registrados nos últimos 30 dias e 144 nos últimos sete dias. Apenas nessas duas primeiras semanas de setembro, foram diagnosticados 225 casos de Covid-19 no bairro.

Neto voltou a chamar a atenção para a situação de Santa Cruz, que permanece com mais de 40% de casos positivos todos os dias em que são aplicados os testes e para a situação de Nordeste de Amaralina, onde o percentual de 30% de casos positivos também não está sendo reduzido.

“Já são muitos dias. Já estamos lá há algumas semanas e não conseguimos reduzir esses números. Quando a gente olha a fotografia da cidade e cruza todas as informações, esses bairros são hoje os que têm os números mais preocupantes em relação à Covid-19, por isso, fica o meu apelo às pessoas para que, por favor, nos ajudem”.

 Ações – Desde o último domingo (6), os bairros com medidas restritivas passaram a contar com o funcionamento parcial de estabelecimentos comerciais e não mais o fechamento por completo. Por isso, os pontos de comércio formal e informal desses bairros podem funcionar em horário limitado, das 10h às 16h.

O cumprimento da determinação em decreto é fiscalizada diariamente pela força-tarefa do Município, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) com o apoio da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

São promovidas também ações de proteção à vida, que envolvem a distribuição de máscaras, a realização de testes rápidos, medição de temperatura e a higienização de ruas.

Crédito: Valter Pontes/Secom