BAHIA EM REVISTA

Mais de 30 equipamentos já foram identificados com informações históricas

Ampliar o acesso à informação acerca das referências culturais da cidade de uma forma lúdica, tecnológica e interativa é a proposta do projeto #Reconectar, desenvolvido pela Prefeitura através da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Desde agosto de 2017, quando o projeto foi lançado, 35 placas com QR Code já foram instaladas em monumentos públicos espalhados pela cidade, permitindo que baianos e turistas possam relembrar ou se aprofundar em momentos históricos ou na contribuição de personalidades para Salvador.

Através das placas, o usuário é transportado, por meio da leitura efetuada por dispositivos móveis do código QRCode, para uma ficha com dados e resumo sobre o personagem ou evento retratado na obra, em três idiomas: português, inglês e espanhol. As primeiras áreas escolhidas para obter monumentos com a identificação QRCode foram na região do centro antigo de Salvador, a exemplo da Avenida Sete de Setembro, Praça Castro Alves, São Bento, Centro Histórico, Piedade e Comércio – priorizadas tanto pela importância histórica e cultural quanto por coincidir com ações de preservação, restauro ou reforma do entorno das obras.

Mas, em menos de um ano de funcionamento do programa, já há monumentos identificados em outros pontos da cidade, como o busto em homenagem ao músico e poeta Catulo da Paixão Cearense, no bairro de Fazenda Grande do Retiro; a herma do Almirante Marquês de Tamandaré, militar condecorado e patrono da Marinha de Guerra do Brasil, situado no Porto da Barra; o busto do político, advogado e professor baiano, Heitor Dias, localizado na Avenida Heitor Dias; e busto do ex-presidente da África do Sul e principal representante do movimento antiapartheid, Nelson Mandela, instalado no bairro da Liberdade.

Além de aproximar os baianos de sua história, os selos do #Reconectar auxiliam os turistas durante passeios pela cidade, já que as fichas permitem aos visitantes maior autonomia durante as visitas. Para isso, basta aproximar um celular ou tablet com leitor para esse tipo de código, sendo que nos aparelhos mais recentes, a própria câmera fotográfica já faz a leitura. A ação #Reconectar foi lançada em 17 de agosto, Dia do Patrimônio Histórico Nacional, e integra o programa Salvador Memória Viva da FGM. Este, por sua vez, integra um conglomerado de ações voltadas ao fomento cultural na capital baiana e que foram estabelecidas dentro do programa Salvador 360.

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.