BAHIA EM REVISTA

Grafitagem marca presença no Festival da Cidade

A arte do grafite está presente no Festival da Cidade, evento que começou ontem (22) e prossegue até o dia 31 com 60 atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer em 20 pontos de Salvador, comemorando o aniversário de 470 anos da primeira capital do Brasil. Neste sábado (23), dois mutirões de grafitagem serão promovidos pelo projeto Boca de Brasa em Coutos e Valéria.

A intervenção em Coutos acontece na escola modelo Subúrbio 360, das 8h às 12h, e será comandada pelo grafiteiro Bigod O Sapo. No período da tarde, a ação será realizada no Espaço Cultural Boca de Brasa que fica no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Valéria, das 14h às 17h, com os sprays de Lee27.

Além da arte urbana colorindo as paredes externas e transformando os dois espaços em duas galerias a céu aberto, o público ainda vai desfrutar de apresentações musicais da Orquestra de Xequerê e artistas locais. Na ocasião, também haverá o lançamento da programação dos espaços Boca de Brasa 2019 e do edital Arte Todo Dia, desenvolvidos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Geomantas – Cinco geomantas também receberão a arte do grafite. A iniciativa está inserida na programação do 5º Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores (BTC), que acontece de 28 a 31 deste mês. O evento integra a programação do Festival da Cidade.  A abertura será no dia 28, com uma mesa redonda no Acervo da Laje, Casa 2, no final de linha de São João do Cabrito, das 16h às 20h.

Além das geomantas, o festival, que contará com mais de 100 artistas nacionais e internacionais, tem amplo programa de atividades e eventos de interesse artístico-cultural, que serão realizados em vários espaços públicos da cidade e pela formação do Circuito das Águas de Março de Arte Urbana da Ribeira, com a distribuição de grafiteiros por toda extensão da Avenida Beira Mar. Artistas do Coletivo Vai e Faz e outros de renome produzirão murais.

As cinco geomantas que serão grafitadas ficam no Garcia, no Cabula, em São Rafael, Campinas de Pirajá e Uruguai. Todas, selecionadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), deverão ter a arte pronta até o dia 30 deste mês. A cidade já teve uma geomanta grafitada, localizada na Rua Pedro Conselheiro Luiz, no Rio Vermelho, no cruzamento da antiga Coca-Cola.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.