BAHIA EM REVISTA

Festival de Arembepe terá Vanessa da Mata, Psirico e Vitor Fernandes

Após dois anos de pausa por conta da pandemia da Covid-19, o Festival de Arembepe 2023 está de volta a todo vapor. Com o tema “Deixe Fluir a Positividade, o evento mais esperado da costa de Camaçari acontece de 17 a 20 de março e contará com cortejo religioso, desfile de 26 blocos, três palcos e ainda a tenda eletrônica. Moradores, visitantes e turistas contarão com apresentações de mais de 50 artistas locais, regionais e nacionais nos dias de festa.

O primeiro dia será marcado pelo tradicional cortejo, em homenagem ao padroeiro da localidade, São Francisco de Assis, com saída marcada para 9h, da Volta do Robalo, seguindo até a Praça Salustiano Santiago de Souza (antiga Amendoeiras), com a participação de charangas, mais de 200 baianas, além de diversos grupos culturais que animam a caminhada de dois quilômetros até a igreja que leva o nome do santo homenageado. No mesmo dia, a partir das 14h, acontece o Arrastão do Kannário, que levará alegria para o folião pipoca.

A grande novidade deste ano são os nomes dos palcos. Trata-se de homenagens póstumas a ex-moradores ilustres da localidade, como o palco Arena, localizado na área principal da festa, que se chamará Katita; o palco Amendoeiras, situado na praça Salustiano Santiago de Souza (antiga Amendoeiras), será batizado de Zé Durinho; e o palco Marambaia, na praça Isaac Marambaia, receberá o nome de Mário Português. A tenda eletrônica ficará na praça Tia Deja (antiga dos Coqueiros) e os desfiles dos blocos acontecerão no novo circuito, que terá o nome de Bruno Lima.

A animação segue no dia 17/3 com a abertura dos palcos Zé Durinho, às 17h; Mário Português, às 18h; e a tenda eletrônica com início programado para 16h. Entre os dias 18 e 19 de março, os foliões poderão aproveitar as atrações em todos os espaços da festa. O palco Katita receberá artistas nacionais aclamados no mundo da música, como Psirico, Vanessa da Mata, Afrocidade e Vitor Fernandes. O espaço Mário Português abre espaço para as bandas locais, com diversas apresentações, a exemplo de Onça Pintada, Kamassa Reggae e Fabricio Santos.

No dia 20 de março, último dia de festa, apenas o palco Zé Durinho contará com atrações, entre elas: Nilson Santos, Brazilian Boys e Canindé. O evento ressalta a variedade de ritmos e possui o potencial para agradar diferentes faixas etárias e diversos estilos, além disso, quem for à festa, terá à disposição mais de 80 barracas na Arena Katita, além de 300 ambulantes cadastrados distribuídos por todas as áreas do festival, gerando uma expectativa de mais de mil empregos diretos e indiretos.

A iniciativa do evento se dá por meio da Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação de Eventos, setor ligado à secretaria de Governo (Segov), e conta com o apoio das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), da Saúde (Sesau), da Cultura (Secult), da Infraestrutura (Seinfra), do Turismo (Setur), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), da Defesa Civil e da Prefeitura Avançada da Costa.  A segurança está garantida, com o apoio da 26ª Delegacia de Vilas de Abrantes, da 59º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Polo Industrial (Cipe/Polo) e do 10° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM).

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.