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Estudantes de Camaçari entram em recesso natalino

Os mais de 35 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Camaçari estão até 7 de janeiro de 2019. As atividades do calendário letivo de 2018 serão retomadas no dia 8 de janeiro e finalizadas no dia 10 de março. As aulas do ano letivo de 2019 terão início no dia 11 de abril.

Em 14 escolas da zona rural, que não foram afetadas pelas paralisações, há um calendário especial. Nelas, os alunos finalizam o ano letivo nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro, e voltam das férias no dia 4 de fevereiro. Em 2019, as entregas do material pedagógico e kits escolares, composto por mochila e material de uso pessoal, estão programadas para acontecer no começo do ano letivo. O mesmo se aplica para o fardamento escolar, que virá com novidade, a inclusão de tênis.

O subsecretário da Educação, Márcio Vila Flor, lembra que no próximo ano quatro das seis creches em construção devem ser concluídas até o meio do ano. “Nós faremos um calendário especial e iniciaremos essas matrículas também em 2019”, disse ao acrescentar que a portaria de matrículas da rede municipal deve ser publicada no Diário Oficial do Município na segunda semana de janeiro, e que o processo será informatizado para proporcionar comodidade aos educandos e responsáveis.

Do calendário letivo de 2019, só está definido a data de início das atividades. A construção da programação restante está sendo feita mediante diálogo com o Sindicato dos Professores e o Conselho Municipal de Educação para chegar numa formatação que fique boa tanto para os profissionais da educação quanto para as famílias. “Estamos discutindo a possibilidade de incluir alguns sábados letivos e uma estratégia para reduzir a distância entre o final de ano civil com o ano letivo, de forma que regularize a situação para 2020”, declarou Vila Flor.

Com o propósito de preparar os educadores para o ano letivo de 2019, a Seduc já tem definida a data para a Jornada Pedagógica, agendada para o período de 11 a 13 de abril. O evento tem como objetivo reunir profissionais da educação para debater temas voltados às práticas educativas. A edição trará um tema com foco nos currículos da rede municipal e na Base Nacional Comum Curricular.

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