Desde esta segunda-feira n(1º), quem passar pelo Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana pode conferir uma exposição fotográfica em homenagem a Iemanjá. A mostra gratuita “Yê, Yê Omo Ejá – Mãe dos Filhos Peixe”, promovida pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), pode ser visitada até o dia 30 de março na Galeria Fragmentos, que fica localizado em frente ao Forte de Santa Maria, na Barra.
Através das imagens, as fotógrafas Ana K, Marta Suzi, Nayara Rangel e Vânia Viana instigam o imaginário em torno da divindade africana yorubá, conhecida como Iemanjá. As fotos buscam identificar os significados a ela emprestados na Bahia, considerando a abrangência do mito entre devotos e não devotos das religiões afrobrasileiras, que acorrem ao mar em 2 de fevereiro para reverenciá-la.
A orixá é mais popular em festas públicas e desenvolveu profunda influência na cultura popular, como na música, literatura e na religião, considerada sereia dos mares nordestinos, a Mãe cujos filhos são peixes, e assim, protetora dos homens dos mares.
A coordenadora geral do espaço, Juciara Melo, ressalta que a mostra segue os protocolos sanitários de combate à Covid-19. “Como o espaço é bastante amplo, as pessoas podem circular sem muita proximidade umas das outras, junto às estruturas dos painéis fotográficos”, diz.