Em dois anos, Disque Mata Atlântica entregou 20 mil mudas

0

Já pensou em tornar Salvador mais verde plantando árvores pela cidade? Pois a ação é totalmente possível através do Disque Mata Atlântica, iniciativa da Prefeitura desenvolvida por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). O projeto foi lançado em setembro de 2017, com o intuito de estimular as pessoas a fazerem a sua própria plantação, por meio das doações de espécies vegetais. Até dezembro do ano passado, no total, foram doadas exatas 19.266 mudas – uma média de 690 mudas por mês.

Através do canal Disque Mata Atlântica, qualquer cidadão pode solicitar mudas de árvores nativas ou plantios para áreas da cidade. Essa doação pode ser feita de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, no Parque da Cidade, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no bairro do Itaigara, ou no Horto Sagrada Família, na Rua Plínio de Lima, localizado em Monte Serrat.

Dentre as principais espécies de mudas que são doadas estão jenipapo, angio, ingá, pau-mulata, pau-ferro, ipê-roxo, ipê-branco, aroeira-da-praia, cássia-rosa, oiti-da-praia, ipê-rosa, pau-viola e ipê-amarelo. Para receber a doação, é necessário ter acima de 16 anos de idade e fazer um cadastro apresentando a carteira de identidade e o comprovante de residência.

Já para aderir a opção delivery, que acontece toda quarta e sexta-feira, a pessoa deve entrar em contato através do telefone (71) 3611- 3802 ou pelo WhatsApp (71) 98549 – 8453, ou, ainda, ligar para o Disque Salvador pelo 156. É fundamental informar nome completo, e-mail, telefone para contato, além de endereço com CEP. O solicitante recebe o pedido em casa, sem precisar pagar nada pelo serviço.

Projeto – O Dique Mata Atlântica faz parte do programa Salvador Capital da Mata Atlântica, que engloba uma série de projetos que têm como foco a recuperação e preservação do bioma na cidade. Em dezembro de 2018, o programa venceu o IX Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza na categoria “Destaque Municipal”. No mesmo mês, dois dos projetos – o de Recuperação Ambiental do Parque Canabrava e o Caravana Mata Atlântica – foram reconhecidos internacionalmente com a conquista do Prêmio Guangzhou 2018 de Inovação Urbana, realizado na China.

Crédito: Bruno Concha/Secom