Confira as Unidades Básicas de Saúde que vão oferecer testes para Covid-19 na próxima semana

0
m homem recebe um teste de auto-coronavírus de um estudante de medicina à sua porta, em meio ao surto de doença de coronavírus (COVID-19), em São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil, 14 de abril de 2020. REUTERS / Rahel Patrasso

A partir da próxima semana, 24 unidades básicas de saúde de Salvador realizarão testes para detecção do coronavírus. A medida será fundamental para identificar cidadãos infectados pela doença, o que facilitará o encaminhamento adequado do paciente tanto para o isolamento domiciliar quanto para acompanhamento médico.

A novidade foi apresentada pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (25), durante coletiva virtual, no Palácio Thomé de Souza. “A capital baiana foi uma das cidades do Brasil que saiu na frente em relação à aplicação dos testes, pois tínhamos a exata noção do quanto era importante realizá-los em larga escala, por toda a cidade. Trouxemos medidas inovadoras para as testagens, como drive-thru e blitze. Também levamos os testes para ações de apoio e proteção à vida aos bairros, o que foi importante para avaliar o percentual de pessoas infectadas por localidade”, destacou o prefeito.

Serão duas unidades por Distrito Sanitário, totalizando 24 postos, ofertando os testes para detecção de antígeno. De acordo com Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esses exames são indicados para serem realizados entre o terceiro ao sétimo dia de doença e é similar ao RT-PCR, possuindo mais de 93% de sensibilidade para detectar a Covid-19.

O método ocorre de forma simples, prática  e rápida. É coletada uma amostra de secreção (swab) do nariz do paciente e o resultado sai em até 45 minutos. Em caso positivo e se os sintomas estiverem leves, a pessoa é orientada a iniciar o isolamento domiciliar, tendo acompanhamento remoto da SMS, através do programa Salvador Protege. Se o cidadão apresentar sintomas mais graves, a Prefeitura avaliará a necessidade de encaminhamento para  UPAs ou internamento hospitalar em leito clínico ou de UTI.

O prefeito explicou que a testagem nas 24 unidades não será feita por meio de demanda espontânea. “Não será qualquer pessoa que poderá ir fazer o teste, mas apenas as que tiveram sintomas da doença”, disse. Os postos possuem equipes para a realização das triagens.

Bairros – Dados dos últimos testes da covid satisfatórios suspender pela primeira vez ficaremos sem nenhum bairro de salvador com restrição de atividades. Pela primeira vez permitir que todos simultaneamente tenham atividades liberadas. Isso não quer dizer que vamos deixar de fazer testagem rápida, distribuição de máscaras, higienização de ruas – tudo continuará sendo feito. Sem restrições. Quadro controlado. Satisfação anunciar.

Confira os Distritos Sanitários e as 24 unidades que disponibilizarão testes para a população 

Centro Histórico: UBS Pelourinho e UBS Ramiro de Azevedo

Itapagipe: USF Joanes Leste e UBS Ministro Alckmin

São Caetano/Valéria: USF Deputado Luiz Braga e UBS Péricles Laranjeiras Liberdade: USF San Martin I e USF San Martin III

Brotas: UBS Mario Andrea e USF Vale do Matatu Barra/Rio Vermelho: USF Clementino Fraga e USF Sabino Silva Boca do Rio: USF Imbui e USF Curralinho

Itapuã: USF Itapuã e USF Professor Eduardo Mamede

Cabula/Beiru: USF Professor Humberto Castro Lima – Pernambuezinho e UBS RodrigoArgolo

Pau da Lima: UBS Dra. Cecy Andrade e USF João Roma Filho

Subúrbio Ferroviário: UBS Fazenda Coutos II e USF Itacaranha Cajazeiras: UBS Nelson Piauhy Dourado e USF Yolanda Pires.

 

Crédito: Rahel Petrasso/Reuter