BAHIA EM REVISTA

Carnaval de Salvador terá a distribuição de 3 milhões de preservativos

Com a presença do Rei Momo 2019, Renildo Barbosa, e ao som do Ilê Aiyê, a capital baiana é palco, mais uma vez, do lançamento da campanha nacional do Ministério da Saúde para o combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/HIV) durante o Carnaval. A cerimônia foi realizada no auditório do Monte Pascoal Hotel, na Barra, com as presenças do prefeito ACM Neto e do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, demais autoridades e imprensa.

O slogan da iniciativa este ano é “Pare, pense e use camisinha”, no intuito de conter o avanço do HIV em homens. Somente em Salvador, a estimativa é de que sejam distribuídos, aproximadamente, 3 milhões de preservativos durante os dias de folia. Na ocasião, o prefeito ACM Neto lembrou que, além da infraestrutura em saúde montada pela administração municipal para atender a moradores e turistas – incluindo o Hospital Municipal, que poderá ser acessado pela primeira vez pelos foliões -, também foram instalados dois postos do Fique Sabendo na cidade. O serviço, que disponibiliza testes rápidos para detecção de ISTs, será ofertado no Multicentro de Saúde Carlos Gomes, no Centro (Circuito Osmar) e no posto avançado localizado na Avenida Marques de Leão, na Barra (Circuito Dodô).

“Mais uma vez, a Prefeitura entra de corpo e alma nesse trabalho de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Todas as unidades de saúde móveis montadas pela Prefeitura para o Carnaval, além das equipes volantes em pontos estratégicos dos principais circuitos, vão distribuir preservativos aos foliões. Serão disponibilizados também dois postos Fique Sabendo onde, caso qualquer um dos exames dê positivo, a pessoa vai ter medicação imediata para sífilis e encaminhamento para tratamento das outras patologias com todo o suporte psicossocial e amparo do município. A gente quer aproveitar esse que é o maior momento da cultura e da música baiana para levar uma mensagem de prevenção, educação e conscientização das pessoas para que possam fazer o exame”, afirmou ACM Neto.

O ministro da Saúde lembrou que Salvador é um local com muito axé e ideal para fazer a abertura dessa tradicional campanha, que abre o calendário de ações do Ministério da Saúde referente ao combate às doenças sexualmente transmissíveis. Ele explicou que, por ter um grande apelo, a Aids é utilizada como exemplo no carnaval e os números da doença são utilizados para lembrar às pessoas sobre o comportamento de risco e as consequências. “Este ano, estamos aumento muito a quantidade de preservativos, de testes rápidos e ações de diagnóstico e prevenção, e acredito que vamos atingir todo o público-alvo, que são homens, principalmente na faixa etária de 15 a 39 anos”, ressaltou Mandetta.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.