BAHIA EM REVISTA

Ações tornam vacinação mais rápida em Salvador

O aperfeiçoamento da estratégia de vacinação contra Covid-19 em Salvador, desenvolvido pela Prefeitura, tem tornado cada vez mais rápida e eficiente a imunização do público-alvo na cidade. Esta semana, além da ampliação dos postos fixos e de drive-thru, também foi disponibilizado o filômetro – site de acompanhamento da demanda do público nos postos de vacinação, além da implantação da estratégia de aplicação das doses para idosos por turno, evitando assim grandes filas e tempo de espera. Toda essa estratégia envolve, aproximadamente, 1,5 mil profissionais.

“Está tudo bem organizado. Essa seleção feita daqueles que nasceram em janeiro a julho de 1942 se vacinarem na parte da manhã, e de agosto de 1942 a 6 de março de 1943 se vacinarem à tarde, permitiu que as pessoas pudessem ser imunizadas praticamente sem filas. Estamos felizes com o resultado do nosso trabalho e, com fé em Deus, vamos vencer mais um dia de enfrentamento à Covid-19”, declarou o prefeito Bruno Reis ontem à tarde.

Até as 6 de hoje, 5.547 idosos haviam sido vacinados com a primeira dose e a segunda dose havia sido aplicada em 2.669 pessoas – idosos e profissionais de saúde. Desde janeiro, mais de 161 mil cidadãos receberam a primeira dose e 47,8 mil pessoas, a segunda dose contra o novo coronavírus.

 

Antes de comparecer a um desses postos, é necessário verificar se o nome está na lista através do site www. saude. salvador. ba. gov. br . Caso não esteja, é necessário fazer a inscrição no site www. recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br . Para saber se um posto possui fila ou não, basta acessar o site www. filometro. salvador. ba. gov. br .

Além disso, 150 idosos acamados ou com dificuldade de locomoção são vacinados em casa hoje através do serviço Vacina Express, com agendamento prévio feito através do site www. vacinaexpress. salvador. ba. gov. br .

Pirajá – Também neste sábado, o prefeito Bruno Reis vistoriou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pirajá, que está sendo transformada em unidade 24h para atender casos inclusive de urgência e emergência. A medida visa desafogar a demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“É claro que, a depender da gravidade, o paciente será encaminhado para uma UPA ou um hospital. No entanto, com a ampliação desse atendimento na USF Pirajá, estamos aumentando a oferta, principalmente aos pacientes que estão nas UPAs precisando de regulação e que dependem de um leito de enfermaria. Com isso, estamos enfrentando a pandemia e a cada dia vencendo uma batalha que, com fé em Deus, sairemos vitoriosos no final”, declarou o chefe do Executivo municipal.

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.