A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Senai e Senac, entregou quase 700 certificados dos diversos cursos de qualificação profissional ofertados no segundo semestre de 2022. Os contemplados participaram das atividades dos programas Treinar para Empregar, Marias na Construção e Auto Mulher, e receberam a certificação no Espaço Mário Cravo, na Casa do Comércio.
Ao todo, 40 turmas foram certificadas, distribuídas nas trilhas de instalação e manutenção de condicionadores de ar-condicionado split, auxiliar de processos industriais, português e matemática, rotinas administrativas, mecânico de manutenção em automóveis, projeto de instalações prediais, instalador hidráulico, assistente de recursos humanos e auxiliar de logística. Também foram certificados os alunos das capacitações de eletricista de instalação industrial, operador de telemarketing, logística de suprimentos e logística de distribuição, eletricista instalador residencial de baixa tensão, aplicação de revestimento cerâmico, operador de empilhadeira a combustão e elétrica, pintor de obras, instalador de película e mecânico automotivo.
Gestora da Semdec, Mila Paes lembrou que os programas surgem para atender a demanda do setor produtivo local por mão de obra qualificada. “Sabíamos que a melhoria da qualificação era um dos gargalos para aumentar a empregabilidade da cidade, que sempre foi nosso objetivo. No Treinar Para Empregar, vemos trilhas específicas com mais de 60% de absorção do mercado, e hoje estão sendo certificados 700 profissionais, sempre com foco para a empregabilidade com carteira assinada, e com perspectiva de crescimento. É um dia de alegria e comemoração”, declarou.
A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, afirmou que os programas auxiliam na inserção de mais pessoas no mercado de trabalho, qualificadas e com oportunidade de ingressar, inclusive, no mundo do empreendedorismo. “Iniciamos 2023 com o pé direito, para que essas pessoas possam buscar renda e melhorar a qualidade de vida das famílias”.