BAHIA EM REVISTA

Misturas de sabores e experiências marcam websérie Donas do Sabor

Já imaginou um arroz de hauçá preparado por Nara Amaral (Restaurante Di Janela) e Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora)? Ou uma moqueca de camarão com maturi feita a quatro mãos por Neinha (Point do Camarão) e Leila Carreiro (Dona Mariquita)? Pois os segredos e as histórias das chefs de Salvador já podem ser conferidos na websérie Donas do Sabor, disponível no canal do Visit Salvador da Bahia no YouTube.

A série possui cinco episódios no total, disponibilizado às quartas e sextas-feiras, sempre com uma dupla de cozinheiras renomadas da capital baiana. Ainda vão participar da websérie as chefs Déa Nascimento (Solar Gastronomia), Ana Célia (Zanzibar), Angeluci Figueiredo (Restaurante Preta), Dona Jô (Cantinho da Jô), Tereza Paim (Casa de Tereza) e Deliene Mota (Encantos da Maré).

Em um dos episódios, Angélica fala sobre ser uma Dona do Sabor. “É trazer ancestralidade, é trazer história. Não é só o cozinhar. Você está dialogando, falando de você, tá rememorando histórias antigas (…), cozinhando traz essas memórias boas.” Nara complementa: “É levar alegria e felicidade para as pessoas.”

Já Neinha aprendeu a cozinhar sozinha. “Uma coisa que aconteceu, peguei amor pela cozinha”, revela. Leila Carreiro destaca que o ramo de atuação que acabou seguindo é a da cozinha patrimonial. “É um trabalho de salvaguardar a nossa cultura, a nossa comida ancestral”, ressalta.

A iniciativa faz parte do Festival Donas do Sabor, que tem como objetivo fomentar a rota turística gastronômica de Salvador e atrair visitantes nacionais e internacionais através da potencialização das mulheres que dominam a culinária baiana. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Women on Food (uma aliança internacional com o objetivo de conectar e capacitar mulheres que estão transformando a gastronomia em todo o mundo) e conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Shopping Barra.

Para o secretário Fábio Mota, o festival soma as outras ações de promoção do destino Salvador. “A ideia é potencializar a gastronomia que é um dos maiores símbolos do nosso patrimônio cultural, fazendo com que os turistas possam ficar mais tempo na cidade”, completou.

Demais iniciativas – Além do projeto audiovisual, o Festival conta também com outras duas iniciativas. Uma delas é o restaurante conceito, montado na área gourmet do Shopping Barra, no piso térreo, e que começa a funcionar nesta quarta-feira (17). O local reunirá um menu especial montado com pratos apresentados pelas duplas de chefs nos episódios da websérie Donas do Sabor. Estes pratos estarão à venda no local. A cozinha será comandada pelas sócias Elaine Hazin, Paula Bandeira e Paula Hazin, do restaurante Mãe, localizado na Cidade da Música da Bahia.

A outra iniciativa é uma seção especial no portal SalvadorDaBahia.com, que vai indicar o trabalho de outras chefs que atuam na cidade. Para participar desta ação, qualquer mulher que comande um restaurante da capital baiana e/ou seja chef de cozinha pode se inscrever diretamente, de forma gratuita, no site www. salvadordabahia. com/ festival-donas-do-sabor/. No portal, devem enviar sua história com a gastronomia, um prato principal de seu restaurante, contato, endereço, redes sociais e fotos do local.

Confira os episódios:

– Nara e Angélica: www. youtube. com/ watch?v=6i1g5PcVJzE

– Neinha e Leila: www. youtube. com/ watch?v=6p8m6YxgHiY

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.