Qualificados e com maiores chances de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho. Essa é a nova realidade dos 150 beneficiários do programa Bolsa Família que receberam, durante solenidade realizada no Teatro Alberto Martins, a certificação dos cursos de capacitação profissional, ofertados pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes). As 12 modalidades disponíveis foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Com carga horária de 60 a 220 horas/aulas, os beneficiários escolheram entre os cursos de pizzaiolo, pintor de obras, aplicador de revestimento cerâmico, lingerie e moda praia, pedreiro, produção de salgados e folhados, costureira de máquina reta, assistente de produção, operador de microcomputador e informática, construção de móveis e paletes, panificação básica e eletricista instalador predial de baixa tensão. “Fico muito emocionado em concluir todo esse processo, onde conheci pessoas, reencontrei amigos e conquistei uma qualificação. Isso é muito gratificante, eu agradeço a Deus e a Prefeitura”, disse o ex-aluno, que agora passou a ser professor do Senai, após bom desempenho no curso, Ubiraci dos Santos.
Para a secretária da pasta, Ilay Ellery, o objetivo do governo municipal é dar ferramentas para que as pessoas busquem, não apenas as vagas disponíveis no Polo Industrial, como também iniciem seu próprio negócio. “Temos que buscar, para os tempos difíceis, como esse em que vivemos, onde o desemprego assola o nosso país, habilidades manuais por exemplo. Daqui estão saindo futuros empreendedores ou geradores de uma renda extra”, destacou a gestora.