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Prefeitura retira 900 carros e barcos abandonados em Salvador

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) recolhe, em média, mil veículos em situação de abandono ao ano, entre apreendidos pelos agentes e retirados pelos proprietários. Já as embarcações, acumulam um total de 30 a 40. Neste ano, foram registradas 920 notificações a proprietários dos veículos abandonados, sendo 387 sucatas removidas das vias públicas diretamente pelo órgão, e 439 pelos proprietários após serem acionados pela pasta. Também foram realizadas 23 notificações de barcos sucateados.

A Avenida Suburbana e os bairros Santa Mônica, Mussurunga, Uruguai e Vasco da Gama lideram o ranking dos lugares onde a Semop faz a maioria das retiradas de sucatas, segundo o gerente de operações, Roberto Guerreiro. Dentre os principais motivos dos abandonos, apontados por ele, estão a falta de dinheiro para pagar o valor do serviço realizado nas oficinas e as dívidas com o financiamento.

“Geralmente, o proprietário coloca o veículo na oficina, acaba não tendo condição de pagar o serviço, e abandona no local. Com isso, os carros são deixados nas vias públicas, ocasionando transtornos no trânsito e o potencial risco de acúmulo de vetores de doenças transmissíveis, como ratos, baratas e mosquitos”, avaliou.

Em relação aos barcos, o motivo do descarte é bem parecido com o que ocorre com os automóveis. Ainda de acordo com Roberto, as praias onde estão concentradas a maioria das embarcações retiradas pela Semop, são do Rio Vermelho, Ribeira e Barra.  “Por ser ainda mais cara a manutenção e o valor das peças dos barcos, eles também são abandonados nas praias. Se não forem retirados, há o risco de a sucata ser arrastada pelas ondas e serem inundadas, provocando risco ao meio ambiente, por isso é importante que façamos a retirada”, acrescentou o líder das operações.

“As pessoas não podem descartar sucatas – seja de veículos, seja de barcos – nas ruas e nas praias e achar que está tudo bem. Existe fiscalização para identificar esses materiais e notificar seus donos para a retirada compulsória dos mesmos. Estamos de olho em toda a cidade, no que diz respeito a diversas frentes, incluindo aí a questão estética e de saúde pública, uma vez que sucatas acumulam água, atraem mosquitos como o aedes aegypti, e ratos, que são vetores de doenças para a população”, ressalta o secretário Marcus Passos.

Os veículos abandonados são recolhidos e encaminhados para o Setor de Guarda de Bens (Segub), sediado na Avenida San Martin. Os proprietários podem fazer a retirada, mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo. O prazo para reivindicar é de 60 dias, com pagamento de multa no valor de R$ 870. Caso contrário, o bem será leiloado.

 

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