Depois de quase quatro anos, o Vitória voltou a derrotar o Bahia dentro do Barradão. Jogando na tarde deste sábado pela Copa do Nordeste, o rubro-negro bateu seu maior rival por 1 a 0, gol de Samuel, o primeiro do atacante no clássico.
Com o resultado, o Vitória chegou aos 6 pontos ganhos em 9 disputados e divide com o Fortaleza (ainda falta jogar) a liderança da fase de grupos da competição.
O Vitória entrou em campo com seis jogadores oriundos da divisão de base: Lucas Arcanjo, Wallace, Pedrinho, David, Samuel e Gabriel Santiago. No segundo tempo, entrou Cedric.
No morno 1º tempo, foi do Vitória a principal chance: Douglas rebateu chute de David, e Patrick de Lucca salvou no momento exato que Samuel chegava para empurrar a bola para as redes.
O gol de Samuel logo aos 12 minutos fez o clássico ficar mais disputado. O Vitória já tinha tentado duas vezes, uma com Samuel que Juninho Capixaba travou, e outra com David que, acossado na área, finalizou fraco diante do goleiro.
Mesmo com o Bahia escalado com três zagueiros, o Vitória passou a encontrar espaços para organizar os ataques, e marcou aos 12 minutos: Samuel recebeu a bola na entrada da área e acertou um petardo no canto de Douglas para fazer 1 a 0. O jovem atacante comemorou usando a bandeira de escanteio como vara de pescar.
Depois do gol, o adversário tentou se lançar ofensivamente, mas a forte marcação rubro-negra anulava as tentativas. Nos contra-ataques, o Vitória ainda criou oportunidades para ampliar.
Vitória 1×0 Bahia – Copa do Nordeste – 3ª rodada
Vitória: Lucas Arcanjo, Van (Cedric), João Victor, Wallace e Pedrinho; Gabriel Bispo, João Pedro e Gabriel Santiago (Ygor Catatau); Vico (Guilherme Rend), Samuel (Wesley Pionteck) e David. Técnico: Rodrigo Chagas.
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba (Matheus Bahia); Patrick (Marco Antônio), João Pedro (Daniel) e Rodriguinho; Gabriel Novaes (Thiago), Gilberto e Rossi (Alesson). Técnico: Dado Cavalcanti.
Local: Barradão
Gol: Samuel, aos 12 minutos do 2º tempo
Cartão vermelho: Patrick (depois de ser substituído)