A ação da Prefeitura com o intuito de zerar a fila de espera para consultas e exames especializados foi prorrogada até julho próximo, devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Com isso, a estratégia, iniciada em novembro de 2020 e que seria finalizada em fevereiro passado, oferece mais uma oportunidade à população que precisa ter acesso a consultas em oftalmologia, ortopedia, angiologia clínica, neurologia e otorrinolaringologia, por exemplo, e a exames especializados como ultrassonografias.
Para viabilizar a ação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) investiu mais de R$6,1 milhões na contratualização de serviços. Com isso, disponibilizou mais de 280 mil novas vagas aos usuários do SUS cadastrados nas filas de espera do Sistema Vida+ e da Central Municipal de Regulação.
Para facilitar o acesso, o paciente que deu entrada na solicitação de agendamento e tem o protocolo de cadastro na fila de espera das especialidades e exames, listados abaixo, poderá entrar em contato, por telefone, diretamente com a unidade credenciada e agendar o dia e horário do procedimento. Caso o paciente não tenha o protocolo da fila de espera em mãos, é possível acessá-lo através do site www. saude. salvador. ba. gov. br/ servicos/ servicos-online/ lista-de-espera/.
“Nas etapas anteriores da ação realizada pela Prefeitura, as clínicas habilitadas realizavam o contato com os pacientes via telefone para efetuar o agendamento dos procedimentos. No entanto, tivemos muita dificuldade de entrar em contato com alguns usuários que estão com o cadastro telefônico desatualizado. Então, nesse momento vamos disponibilizar o contato direto das clínicas para que os beneficiários que estiverem na fila de espera possam realizar o agendamento diretamente com o prestador”, explicou a diretora de Regulação, Controle e Avaliação, Daniela Alcântara.