A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já aplicou, em três semanas da campanha de vacinação antirrábica animal de Salvador, 80 mil doses do imunizante em cães e gatos. O número representa quase 32% da meta da secretaria, que é imunizar 249 mil animais até o final da campanha, em 8 de setembro.
Com o tema “Proteja seu Amiguinho com uma Dose de Amor”, a campanha visa oportunizar e garantir acesso à dose através da oferta em pontos estratégicos, itinerantes, drive-thru e pontos fixos em centros comerciais com grande circulação, além das 100 salas de vacina nos postos de saúde.
Morador de Cosme de Farias, o autônomo Reinaldo Rocha não descuida da proteção de Mingau, seu gato de estimação há dois anos. “Sempre cuido da saúde dele, para proteger a nossa também, porque sei que é importante. Fui na (USF) Santa Luzia com ele e foi rapidinho”.
Residente da Avenida Joana Angélica, a confeiteira Marcela Silva também aproveitou a campanha da SMS e levou o cão da raça Jack Russell Terrier no posto para a imunização. “Não somos só nós, seres humanos, que devemos nos imunizar, mas os cães e gatos também. Sempre que tem campanha eu levo Mike, cuido dele como um filho”.
“Montamos toda uma logística para que todos os bairros possam ser contemplados e que a vacina esteja próxima de quem mais precisa e, principalmente, dentro de um calendário democrático, que contemplará os finais de semana e o Dia D, previsto para o dia 2 de setembro. Sabemos como esses seres são cada vez mais integrantes fundamentais de inúmeras famílias soteropolitanas, portando cuidar da saúde e bem-estar desses ‘anjos de quatro patas’ também é o nosso objetivo”, explica a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.
Locais de vacinação e orientações – A lista de postos itinerantes e unidades de saúde que aplicam a vacina antirrábica pode ser conferida no site www.saude.salvador.ba.gov.br. Nas unidades de saúde, a vacinação acontece sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.
Para o sistema drive-thru, os tutores devem levar seus animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal é que, além do condutor do veículo, tenha uma pessoa para conter o animal durante a vacinação.
Os pets não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização. A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais, é aconselhável o uso de focinheira.