As duas unidades do Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, registraram um índice de abstenção expressivo nos atendimentos no mês de maio. O índice de tutores faltosos no período chegou à marca de 33% – o comportamento preocupa a Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
De acordo com a diretora da Dipa, Tainara Ferreira, o não comparecimento no dia agendado tira a oportunidade de outras protetores e cuidadores de cães e gatos realizarem a castração dos bichos de estimação. “Aquelas pessoas que porventura tenham algum contratempo ou indisponibilidade de comparecer ao Castramóvel no dia agendado para fazer a cirurgia, entrem em contato com a Dipa para desmarcar o procedimento. Com isso, conseguimos lançar novamente a vaga no sistema para que outros interessados possam ter acesso ao serviço”, alerta a gestora.
Para evitar os transtornos, o órgão disponibiliza o número de telefone (71) 3611-7365, exclusivo para desmarcação das castrações. “Quem não puder ir no dia, deve ligar para este número entre 8h e 17h para evitar prejudicar o fluxo de marcações”, completa Tainara.
Atualmente, os equipamentos itinerantes de castração estão no bairro do Bonfim e na Escola Municipal Novo Horizonte. Diariamente, são realizados cerca de 15 procedimentos de segunda a sexta, das 8h às 13h.
Como agendar – As castrações podem ser solicitadas no e-mail agendamento.dipa @ gmail. com ou presencialmente nos postos de saúde. É necessária a apresentação do RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.
No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.