BAHIA EM REVISTA

Turista de negócios chega a gastar três vezes mais que visitante de lazer

Crédito: Jefferson Peixoto/Secom

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), realizada pela Fundação Getúlio Vargas, revelou que turistas de negócios gastam quatro vezes mais no Brasil do que os que viajam a lazer. Isso representa uma média de US$ 329,39 de gasto diário pelos turistas de negócio, enquanto que os visitantes a passeio têm despesas de US$ 73,77. Com o novo Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Orla da Boca do Rio, a tendência é que, nos próximos anos, esse segmento mais rentável para o turismo cresça de forma significativa na capital baiana. O CSS já tem 32 eventos prospectados, alguns neste ano, e outros agendados até 2024, a exemplo de grandes congressos da aérea de médica, incluindo eventos mundiais, latino-americanos, sul-americanos e nacionais.

A diferença no valor gasto com as despesas se dá porque o viajante desse perfil de negócios e eventos normalmente tem seus custos arcados pelas empresas. Eles geralmente vêm para um congresso com passagens e hospedagens pagas, e isso faz com que eles tenham uma capacidade maior de gastos pessoais como alimentação, transporte e consumo de eventos e comércio da cidade. De acordo com o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, quem vem a negócios não costuma economizar. “Como a viagem é paga pela empresa, ele sempre escolhe o melhor hotel, os melhores restaurantes e querem mais conforto nos meios de transporte e de deslocamento”, explica.

Duran ressalta que a redução do percentual desse público, em Salvador, nos últimos seis anos se deu por conta do fechamento do antigo Centro de Convenções, gerido pelo Governo do Estado, e se agravou ainda mais após a falência de grandes hotéis que sediavam eventos, a exemplo do Othon (Ondina) e do Pestana (Rio Vermelho). “Perdemos significativamente esse público, mas a nossa expectativa é reconquistá-lo. O turismo de negócios não é uma ação imediata, e sim a médio e longo prazo. Temos trabalhado bastante para que em 2021 já tenhamos bons números nesse aspecto. O novo Centro é a ferramenta mais propulsora para esse tipo de negócio”, assinala.

Entenda a diferença – O turismo de eventos é um conceito relativamente novo que começou a ser usado em 2018. Por muitos anos, quem viajava a negócios não era considerado um turista. A expressão definia apenas aqueles que percorriam os locais para passeio e lazer. Embora os objetivos sejam bastante distintos, o viajante a negócios assim como o de passeio, tem necessidades de um hotel, transporte, almoços e jantares e de passagens de avião. O presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, explica que os objetivos são diferentes, mas a maioria das necessidades é igual. “O que difere é que quem vem passear geralmente tira do próprio bolso, já vem com os pacotes de viagens fechados e com tudo previamente calculado”, explica Duran.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.