Mais de 570 estudantes da Bahia e de Sergipe participaram do “Diálogos de Educação para o Trânsito – Aprendizes em Perspectivas”, evento virtual promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Os encontros marcam o início das ações que vão repercutir na Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro e contará com uma programação especial. “As ações, que serão divulgadas em breve, envolvem iniciativas das áreas de Educação para o Trânsito, engenharia de tráfego, cursos, palestras, campanhas de conscientização e eventos em algumas regiões de Salvador. Este ano, a Semana vai focar na importância de se manter a responsabilidade no trânsito como fator de prevenção e acidente”, ressaltou o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.
As condutas responsáveis no trânsito foram alguns dos principais assuntos debatidos com estudantes no encontro virtual realizado nesta quarta. Os estagiários e aprendizes de 14 a 24 anos puderam assistir, gratuitamente, palestras com representantes da Transalvador, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e dos departamentos Nacional e Estadual de Trânsito (Denatran e Detran). Na oportunidade, eles puderam fazer perguntas e entender a importância do convívio harmônico nas vias.
O respeito às regras foi uma das formas citadas por Rita Cunha, coordenadora de Ações para o Trânsito do Denatran, que possibilita a prevenção de acidentes. “As leis são reguladoras do comportamento humano. São usadas para que as pessoas possam se conscientizar e conviver harmonicamente. A gente tem de pensar o trânsito como um convívio social, movimento contínuo de cooperação e respeito”, explicou Rita.
Todos os aprendizes que assistiram às palestras foram indicados pelo CIEE. “Consideramos de extrema importância iniciativas como esta direcionadas a esses jovens aprendizes, que estão no mundo do trabalho. Eles são pedestres, andam do transporte público, e esses momentos de levar informações são cruciais para prevenção sinistros e proteção. Devemos sempre utilizar o conhecimento a favor da vida”, afirmou o assistente social de CIEE/BA-SE, Nailton Santos.