BAHIA EM REVISTA

Startups do 1º ciclo de aceleração do Hub Salvador se preparam para Demoday

O Hub Salvador, equipamento mantido pela Prefeitura de Salvador no Comércio, fortalece as ações para promover a inovação e o empreendedorismo sustentável na capital baiana. As 10 startups e empresas selecionadas no 1º Ciclo de Aceleração 2024/2025 – Clube Tona, EQWETI, Trazfavela, Acelera ESG, 4urdefense, DGTAX, WasteZero, DROME, Expertize e ÓiaFia chegam à reta final do programa de aceleração.

Estão se preparando para o demoday, previsto para ocorrer na primeira quinzena de março. Um demoday é um evento em que startups apresentam os seus projetos finais a investidores e empresas parceiras. É uma etapa importante dos programas de aceleração e inovação. “Esse evento é o marco que finaliza o ciclo de aceleração. Um momento em que os empreendedores demonstram a sua capacidade de entregar soluções de qualidade para o mercado”, explica a Head de Inovação e Empreendedorismo da Wayra, Bárbara Carole Passos Alves.

“Além disso, trata-se de uma oportunidade para apresentar os projetos finais, demonstrar a capacidade de entregar soluções, receber feedbacks construtivos, valorizar os acertos, identificar melhorias”, completa. Bárbara Carole destaca que investidores e outras aceleradoras irão participar do evento.

“O demoday é um momento de mostrar para o ecossistema a evolução dessas empresas, após esse processo de aceleração. Além de ser uma grande celebração da jornada evolutiva das empresas”, pontua o Gestor de Comunidade da Wayra, Gabriel Almeida. “Porém, não é um fim, pois a gente planeja manter a relação dessas startups com o Hub de forma mais ativa. Elas estarão presentes aqui também no 2º Ciclo de Aceleração. A participação da primeira turma é muito importante para as seguintes”, pontua Almeida.

Nova seleção em março – Em março, o Hub Salvador vai anunciar a abertura de um novo edital para selecionar as startups que farão parte do 2º Ciclo de Aceleração 2025. Esse programa é realizado em parceria com a Wayra, o hub de inovação da Vivo – Telefônica Brasil, que é um dos maiores da Europa e América Latina. “O Hub Salvador continuará promovendo a integração entre universidades, empresas, governos, ICTs, investidores, startups e agências de fomento, em um ambiente com infraestrutura para tecnologia e negócios, fomentando a inovação e o empreendedorismo”, destaca o coordenador executivo do Hub Salvador, Antônio Rocha.

O 1º Ciclo de Aceleração superou as expectativas: “Ultrapassamos, em quantidade/números, todas as entregas voltadas para o ciclo de aceleração. Alcançamos 78% das mentorias, em um ciclo, previstas para o ano. Foram 200%, o dobro de encontros e 116,67% de workshops, previstos para o ciclo. Durante o processo, trouxemos parceiros e outras startups, para trocar experiências e conteúdo, como a Blu365, Fi Group, Log Share, InHire, além de executivos da Vivo, do Programa Shapers”, enumera Bárbara Carole.

Input your search keywords and press Enter.