Para conscientizar os ciclistas e motociclistas entregadores (motoboys), além dos demais usuários do trânsito de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu a campanha “Você aí no trânsito também é responsável pelo entregador nas ruas”. A ação foi realizada em pontos de concentração desses trabalhadores, com adesivagem das bags (caixas de entrega) com frases que dialogam com os outros usuários do trânsito sobre a prevenção de acidentes de trabalho nesses espaços.
Na oportunidade foram mobilizados cerca de 200 entregadores nas regiões dos shoppings Paralela e Salvador, além do bairro da Pituba. Também foram distribuídas camisas com proteção UVA/UVB com a marca da campanha, como equipamento de proteção individual para essa categoria.
A gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/SMS), Tiza Mendes, enfatiza a importância de que os trabalhadores ciclistas e motociclistas sejam percebidos. “Buscamos sempre evidenciar a responsabilidade de todos para prevenção de acidentes de trabalho no trânsito através da campanha, para que os demais usuários do trânsito entendam a presença do trabalhador entregador nesse espaço, bem como sobre as condições de trabalho dessa categoria”, declara.
A campanha tem a participação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) que são vinculados à SMS, além da Universidade Federal da Bahia (Ufba) através do grupo de Pesquisa EpisSAT Entregadores, da Faculdade de Medicina (Famed).