Criado em setembro de 2020 para modernizar o envio de documentos e zerar a circulação de papel no âmbito da Prefeitura, o sistema de processo eletrônico eSalvador completa um ano com a marca de 160 mil processos cadastrados e a economia de cerca de 700 milhões de páginas de papel, equivalente a 700 árvores que deixaram de ser desmatadas. A ferramenta tem como objetivo realizar os atos administrativos da Prefeitura em ambiente eletrônico, permitindo criar, tramitar, consultar e arquivar processos com segurança, agilidade e transparência.
O software responsável pelo programa foi criado pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e oferece módulos e funcionalidades para realizar os processos de forma prática e intuitiva. O eSalvador já tem mais de 56 mil usuários que foram capacitados para utilizar a ferramenta e 89,1% destes o consideram mais positivo, em todos os sentidos, do que o sistema de processo físico.
O sistema trouxe celeridade, economicidade e sustentabilidade para o município, transformando o trabalho dos órgãos e otimizando a prestação dos serviços públicos para o cidadão. Em um único dia, por exemplo, são abertos cerca de 600 a 700 processos na Prefeitura. Além disso, o tempo das licitações, aproximando o município da meta estabelecida no planejamento estratégico, foi reduzido para 90 dias.
O secretário da Semge, Thiago Dantas, explicou que o eSalvador foi implantado em meio à pandemia de Covid-19 e se tornou essencial para o funcionamento dos setores essenciais da administração municipal, principalmente com a adoção do home office no período. “Estamos falando também de uma iniciativa que materializa a agenda de sustentabilidade, de transparência e, sobretudo, de eficiência no uso de recursos públicos, destacou. O gestor acrescentou ainda que a estimativa é de que, até 2023, os processos físicos deixem de ser utilizados no município.