Na alta estação, o volume de pessoas na costa de Camaçari aumenta, o que acarreta em uma maior quantidade de lixo. Para manter as praias limpas no verão, a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) realiza limpeza diariamente, nos turnos matutino e vespertino, além do reforço na coleta de lixo nas localidades.
Nas praias, a coleta é realizada de forma mecanizada, por um tratador com um implemento do tipo caçamba, com equipamento do tipo Gamma Cobra, que serve para cessar a areia da praia pra fazer uma limpeza mais fina; e manual, com os agentes de limpeza que fazem a coleta para os pontos estratégicos de descarte.
Por causa do aumento do número de pessoas circulando nas localidades costeiras, há o reforço no sistema de coleta, sendo incluídos mais dois roteiros no período noturno na orla e alguns containers para acondicionamento dos resíduos. No feriado acontece de forma normal e aos domingos, nas avenidas principais e acessos às praias.
A Sesp orienta quanto ao descarte correto de lixo domiciliar, que deve ser armazenado em sacos plásticos amarrados para evitar que o conteúdo fique exposto ao ambiente e proteger da ação de animais. O cidadão deve colocar o material em frente à residência, e caso o caminhão de coleta não tenha acesso à rua, deve localizar o ponto mais próximo e adequado.
O horário de coleta habitual na costa é a partir das 7h, e a indicação é de que não coloque o lixo antes ou muito depois desse horário, pois o material não coletado passará um tempo maior exposto ao ambiente, deixando a rua suja e estará sujeito a ações de animais. Como projeto-piloto, a Sesp implantou contentores soterrados (lixeiras subterrâneas) com coleta seletiva nas praias de Jauá e Arembepe. Os equipamentos contam com uma tecnologia avançada, na qual consiste no armazenamento subterrâneo dos resíduos orgânicos em caixas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e metal com alta capacidade.