BAHIA EM REVISTA

Servidor vai de bike para ter vida saudável

Atuando na Prefeitura de Salvador há 37 anos, 24 dos quais na Defesa Civil de Salvador (Codesal), o servidor Eugênio Domingos de Souza Neto, 61 anos, descobriu que o uso da bicicleta para se deslocar ao ambiente de trabalho é uma forma de promover saúde, preservar meio ambiente e melhorar o trânsito.

Há cerca de uma década, ele diariamente sai cedo de rua residência no bairro da Pituba, em Salvador, em direção à Codesal, localizada na Av. Mario Leal Ferreira (Bonocô).

O servidor conta que o ganho em qualidade de vida tem sido aferido pela avaliação clínica de seu cardiologista, que emite atestado, requisito necessário para participar da política de incentivo ao uso de bike pelo servidor público da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), a qual a Defesa Civil está ligada

O benefício foi estabelecido pela Portaria 03/2017 segundo a qual o servidor do órgão que se deslocar de bicicleta de sua residência até o trabalho, durante 15 dias úteis por mês, terá abono mensal de um dia de serviço. Eugênio aderiu ao programa em maio do ano passado e já conquistou várias folgas graças à resolução.

Na manhã desta sexta-feira (13), Eugênio foi enaltecido por sua saudável iniciativa, ainda inédita no órgão, pelo secretário da Secis, André Fraga que esteve na Codesal para reunião com o diretor geral, Sosthenes Macêdo.

Segundo o secretário Fraga optar pela bicicleta como meio de transporte traz vantagens tanto para cidade como para o cidadão. “Salvador precisa de menos carros nas ruas e nós, moradores, de uma vida mais saudável. A integração da bicicleta ao cotidiano do trabalhador e da cidade ajuda na redução das emissões de gases de efeito estufa, melhora a qualidade do ar, ajuda no combate ao sedentarismo e promove a mobilidade ativa”.

A importância atribuída por Eugênio à atividade física para melhoria da saúde é antiga, tanto que ele, por vocação, escolheu cursar Educação Física pela Universidade Católica. Após formar-se atuou como professor no início de carreira para, em seguida, trabalhar como salva-vidas por 13 anos na Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), onde chegou a ser coordenador, órgão vinculado à Secretaria de Ordem Pública (Semop). Atualmente trabalha no Almoxarifado da Defesa Civil.

Mobilidade – A portaria tem como base a Lei 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). A medida visa integrar o transporte urbano não motorizado ao cotidiano da cidade e promover o desenvolvimento sustentável na capital.

Para receber o benefício, o servidor terá que comprovar o seu deslocamento por meio de uma declaração. No documento, deverão constar os dias em que ele utilizou a bicicleta para ir ao trabalho, as assinaturas do beneficiado e do servidor encarregado para exercer a fiscalização do uso do transporte. Feito isso, o documento deverá ser encaminhado à Coordenadoria Administrativa do órgão até o quinto dia útil do mês subsequente. O gozo do abono será previamente autorizado pela chefia imediata do servidor.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.