Devido ao baixo movimento nas vias devido ao isolamento social provocado pela pandemia, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) resolveu deixar alguns semáforos em modo intermitente, ou seja, em amarelo piscante. Os equipamentos afetados são aqueles próximos de escolas, centros comerciais ou academias que estão com atividades suspensas. Esses locais foram cuidadosamente analisados pela equipe técnica da autarquia para que não haja comprometimento da segurança viária de pedestres e condutores.
A decisão por deixar semáforos no sistema intermitente se deu por uma questão de segurança pública, para evitar que os condutores fiquem muito tempo parados em vias, muitas vezes, sem movimentação. Quando a situação for normalizada, os equipamentos passam a funcionar regularmente.
“Queremos lembrar aos condutores que, no trânsito, o pedestre tem preferência. Por isso, mesmo com o semáforo intermitente, o condutor deve dar preferência de travessia a quem está a pé”, alerta Fabrizzio Müller, superintendente da Transalvador. Ele destaca também a importância de os pedestres ficarem mais atentos nesses locais.