BAHIA EM REVISTA

Saúde alerta para cardápio saudável de crianças no Verão

Reunir as crianças para passar o dia na praia ou viajar acaba se tornando uma prática constante durante o período de férias de Verão. Essa exposição exige cuidados, principalmente em relação à alimentação dos pequenos, já que é mais comum que os pais deixem a criançada mais livre da rotina alimentar. É um copo de refrigerante aqui, um pacote de salgadinho ali e, quando os responsáveis se dão conta, os hábitos alimentares estão totalmente desregulados.

Para a nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Kelly Amaral, a alimentação saudável não deve ser pensada somente na alta estação, mas deve ser praticada o ano todo, fazendo parte dos hábitos de vida da criança. “Nessa época, há uma preocupação especial com a alimentação, já que o verão é a estação mais quente e, em alguns locais, mais seca também. No entanto, os pais devem manter o máximo de cuidado com os hábitos saudáveis das crianças nas outras estações também”, advertiu.

Práticas como ingerir bastante líquidos e alimentos mais ricos em água e de mais fácil digestão contribuem para que o Verão seja aproveitado de forma saudável. É ideal que se evite alimentos comercializados em quiosques que não tenham infraestrutura adequada e que sejam supervisionados os alimentos vendidos por ambulantes, já que são mais propícios à contaminação devido ao armazenamento inadequado de molhos e cremes, e pouca higienização.

Os pais são importantes aliados, já que são exemplo para os filhos. “Dessa forma, devem lembrar que é fundamental que todos sigam um padrão alimentar saudável em casa, para que as crianças se sintam motivadas a seguir o exemplo”, pontua Ana Kelly.

Cardápio – O primeiro ponto a ser pensado para elaborar um cardápio saudável, segundo a nutricionista, é a lista de compras. “É importante que seja evitado o consumo de produtos que não são saudáveis, tipo salgadinhos industrializados, biscoitos, doces, sorvetes, refrigerantes, sucos de caixa e pipocas de micro-ondas. Dessa forma, o adulto dificulta o acesso da criança a estes produtos já dentro de casa”.

Ana Kelly ressalta que alimentos como frutas, suco natural (sem adição de açúcar), salada de frutas, bolos, cookies caseiros e biscoitos de polvilho são uma ótima opção para se ter em casa. “Para levar na lancheira da praia, há opções práticas como pêra, banana, maçã e tangerina, castanhas e amendoim sem sal, bolos e cookies caseiros preparados com farinhas saudáveis e sem cobertura, frutas desidratadas e biscoitos de polvilho, que não são perecíveis”.

A nutricionista da SMS explica que essas práticas são importantes porque, durante os dois primeiros anos de vida da criança, ocorre o intenso e rápido desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. “O suporte nutricional adequado e a formação de bons hábitos alimentares são imprescindíveis. Práticas alimentares inadequadas nessa fase podem repercutir de forma negativa no desenvolvimento e saúde da criança” alertou.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.