As festas populares de Salvador, que costumam reunir multidões, terão medidas para combater o calor, com protocolos que incluem a instalação de ilhas de hidratação, distribuição de água, protetor solar e o uso de aspersores com jatos de água. A estratégia será acionada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), caso a temperatura ultrapasse 36ºC.
De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, os protocolos foram criados no ano passado, de modo a serem adotados quando a sensação térmica estiver acima do normal. “Não temos previsão de ondas de calor em Salvador no período do verão, mas a massa de ar quente que predominará trará uma sensação elevada e abafada, mesmo que estejamos dentro da margem de segurança meteorológica”, explicou.
Entre as medidas confirmadas estão as ilhas de hidratação, a distribuição de protetor solar, além do uso de aspersores que liberam jatos de água. “O calor excessivo pode trazer transtornos para a saúde não só dos soteropolitanos, mas também dos turistas. Por esse motivo, não só a Codesal, mas também a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e diversas estruturas da Prefeitura iniciam uma série de instrumentos, equipamentos e protocolos para garantir a segurança de todos”, acrescenta.
O alerta para o risco surgiu com a morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, 23 anos, durante um show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, em novembro de 2023. Segundo o laudo médico, ela morreu devido à exaustão térmica causada pelo calor. Houve relatos de que diversos fãs passaram mal durante a apresentação, devido à temperatura, que chegou aos 39,1°C, com sensação termina de aproximadamente 45º naquele período, no Rio.
Para megaeventos, a Codesal orienta a população a adotar medidas como evitar a exposição direta ao sol; usar protetor solar no rosto, braços, pernas e em demais áreas expostas do corpo; usar bonés, chapéus e óculos escuros com proteção UV, além de guarda-sol, especialmente para crianças, idosos e pessoas de pele clara. Também é indicado usar roupas de cor clara, leves e confortáveis para não reter muito o calor; procurar locais com sombra e arejados; aumentar a ingestão de água ou de suco de frutas naturais; fazer refeições leves; oferecer bastante água para crianças e idosos; e buscar um posto de saúde, em caso de mal-estar (tonturas, fraqueza, ansiedade, dor de cabeça e câimbras).
“O nosso Centro de Monitoramento e Alerta da Codesal, que tem especialidade em acompanhar, monitorar e informar a população nos períodos de chuva, fará o mesmo no período de calor. Qualquer caso de necessidade de informações, o cidadão pode buscar o site e as redes sociais da Codesal”, destaca Macêdo. Em caso de risco, o cidadão deve entrar em contato com o órgão por meio do número gratuito 199.