Nos primeiros oito dias de lançamento, o Salvador Tech, plataforma destinada ao mercado de tecnologia na cidade, já contou com o acesso de mais de 1,3 mil pessoas. A média é de 1,3 mil pessoas acessando a plataforma por dia, no período entre 9 e 16 de fevereiro.
Do total do público que acessou a plataforma, 3.309 efetuaram o cadastro. As mulheres são maioria, com um universo de 1.831 cadastradas (55,3%), seguidas por 1.461 homens (44,2%). Sete pessoas declararam outros gêneros (0,2%) e dez não responderam à pergunta (0,3%).
A maioria dos usuários do Salvador Tech se autodeclarou preto (40,3%) e pardo (46,2%), seguida de brancos (10,7%), amarelos (2,2%) e indígenas (0,5%). A maioria dos usuários no período de registro tinha acima de 30 anos (46,1%), seguida pela faixa etária dos 18 aos 29 anos (45,8%). Apenas 174 pessoas que se cadastraram tinham idade menor que os 18 anos (5,2%).
“Os indicadores demonstram o interesse da população produtiva pela plataforma Salvador Tech e que estamos no caminho certo de entregar uma ferramenta que promoverá a inserção e potencialização de talentos na área digital em Salvador”, salienta a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, órgão responsável pela plataforma.
Ela acrescenta ainda que a iniciativa visa fomentar o mercado tecnológico e de inovação, oferecendo conhecimento por meio de cursos on-line, gratuitos e de qualidade, assim como vagas de emprego nesta área.
Trilhas e cursos – No portal Salvador Tech estão disponíveis quatro trilhas de aprendizagem: conhecimentos básicos, carreiras, softskills e cursos técnicos. Ao todo, são 80 cursos e 140 aulas complementares on-line gratuitas, a maioria distribuída dentro de cada trilha mais adequada.
Ao acessar conhecimentos básicos, por exemplo, o usuário tem a possibilidade de obter e aprimorar o aprendizado nas áreas de Português e Gramática, Estatística, Funções, Inglês, Lógica de Programação, Matrizes, Porcentagem, Raciocínio Lógico e Razão e Proporção.
A trilha carreiras traz cursos e aulas mais focadas em carreiras da área de tecnologia. Nela, é possível ter uma noção das profissões e das habilidades que estão em alta no mercado tecnológico, a exemplo da programação, data science, marketing digital, design think e ux, entre outras.
Para ter acesso a todo o conteúdo gratuito e de qualidade é necessário apenas fazer um cadastro rápido na plataforma salvadortech. salvador. ba. gov. br . A oferta dos cursos, das capacitações e das oportunidades de emprego ocorre por meio de uma parceria com mais de 12 instituições privadas.
Aprendizagem – Cadastrada na plataforma desde o lançamento, a pedagoga Caeli Almeida, de 25 anos, está sempre acessando o portal em busca de novidades na área tecnológica. “Eu vi uma notícia sobre o lançamento, conferi o conteúdo e gostei muito. É uma plataforma que consegue reunir as informações da área e disponibilizá-las com fácil acesso. Muitas vezes não sabemos das oportunidades disponíveis e ter tudo isso reunido em um site facilita bastante”.
Caeli já começou a acompanhar o curso de raciocínio lógico do site e se inscreveu também para um curso de desenvolvimento de software com a parceria da Ford e do Senai-Cimatec. Mesmo com a formação em Pedagogia, ela gosta muito de Tecnologia da Informação e tem contado com o apoio do esposo, que é programador. “Eu me identifico mais com o estilo e a qualidade de vida dessa área, em poder acessar o meu lado mais criativo, por isso tenho gostado bastante de retomar os estudos com esse recorte”.