O Salvador Creativity and Media Festival (Scream) chega à quarta edição em 2021, após três edições de sucesso, que somam quase 10 mil inscritos. A iniciativa acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, das 9h às 18h, em três locais do Centro Histórico da cidade, que são o Fera Palace Hotel, Espaço Cultural da Barroquinha e Teatro Gregório de Mattos.
O Scream Festival 2021 vem com a temática “Novas formas do agora”, que tem o propósito de entender, debater e fomentar o mercado criativo e empreendedor, a partir das tendências na sociedade, que caminha para o pós-pandemia. O evento é realizado anualmente pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Para a presidente da ABMP e idealizadora do festival, Ana Coelho, a importância maior do evento é enxergar o potencial da cidade para a economia criativa. “A gente sempre teve um potencial criativo e o Scream é uma vitrine desse valor tão cultural e tão nosso, que extrapola o mercado publicitário, indo além. Por isso temos tantos debates plurais, ouvindo e debatendo opiniões diferentes, é um palco muito rico neste sentido”, disse Ana.
Sobre a parceria com a Prefeitura através da Saltur, a idealizadora afirma que gestão municipal soube enxergar, nessa união com a ABMP, que Salvador precisava de um evento assim. “Desde a primeira até esta quarta edição sinto uma evolução. Como um festival de criatividade, o mais importante do Norte/Nordeste, temos que trabalhar para Salvador ser o polo criativo do Brasil e ser reconhecido”.
Ela lembra ainda que o evento é feito não por uma empresa, mas por diversos apoiadores, com uma curadoria democrática que ouve as pessoas e pelo interesse de todos.