Com a estimativa inicial de vacinar cinco mil pessoas neste sábado (30), no terceiro dia de intensificação da vacina contra a Covid-19, Salvador dobrou a meta estabelecida, sendo imunizadas mais de 10 mil pessoas até as 17h. Com isso, o primeiro lote com as 45 mil doses da CoronaVac, que chegou à capital baiana no último dia 19, foi encerrado.
Neste sábado (30), o plano de vacinação contou com a atuação de quatro drivers e 11 postos, que funcionaram das 8h às 17h para o público-alvo, formado por profissionais da saúde que trabalham em hospitais públicos, privados ou filantrópicos. A mesma estratégia se repetirá neste domingo (31) e segunda-feira (1º).
O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, comemorou os números e destacou o trabalho dos profissionais envolvidos. “Sabemos que há muito por vir, mas é o início de um tempo de esperança sobre a pandemia que assolou o mundo e tirou tantas vidas. Hoje só conseguimos esse feito com a colaboração e total empenho das equipes de saúde neste processo de salvar vidas”, celebrou.
Ao ser imunizado no 5º Centro de Saúde, o médico Magno César Amaral, de 41 anos e que atua no Hospital Português, afirmou que a vacinação era esperada com muita expectativa. “Este é um primeiro passo que traz boas perspectivas para um futuro próximo”, disse.
Acompanhada de mais três colegas de trabalho, a técnica de enfermagem Margareth Ferreira, 47 anos, que também trabalha no Hospital Português, estava bastante empolgada ao receber a dose. “Este foi um momento que demorou pra chegar para a gente diante de tanto sofrimento que nós passamos. Graças a Deus, estamos vencendo essa etapa. Meu coração está acelerado”, revelou.
Estratégia – A lista dos trabalhadores a serem vacinados está disponível no site www. saude. salvador. ba. gov. br/servicos/ servicos-online/ vacinacao-profissionais/. Aquele que não tiver com o nome na lista não deverá se dirigir aos pontos de vacinação e, sim, procurar a unidade onde trabalha para esclarecimentos.
A Arena Fonte Nova e o Complexo de Saúde Clementino Fraga (5º Centro) continuarão vacinando os trabalhadores que atuam nas instituições sob gestão estadual. Já o drive montado no Centro de Convenções atenderá aos profissionais que atuam nas instituições ligadas ao Município. O Parque de Exposições estará imunizando os colaboradores dos hospitais da rede privada.
Neste domingo (31) e segunda (1º), também entram na lista os profissionais vinculados à instituições federais: Hospital Naval de Salvador; Divisão de Saúde da Base Naval de Aratu; Esquadrão de Saúde da Força Aérea e Hospital Geral do Exército. Eles poderão se dirigir a qualquer ponto de vacinação para serem imunizados.
Outros onze postos de saúde da rede básica também estarão realizando a vacinação no modelo convencional, atendendo todos os trabalhadores contemplados nas listas disponibilizadas pelas instituições.