BAHIA EM REVISTA

Salvador implanta caderneta de saúde para pessoas com hanseníase

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou a distribuição das cadernetas de saúde para as pessoas acometidas pela hanseníase em Salvador. A medida foi elaborada pelo Ministério da Saúde e visa facilitar o registro do tratamento da doença, bem como disponibilizar orientações sobre a doença, os direitos e os cuidados com a própria saúde.

Os profissionais das unidades básicas de saúde da capital baiana deverão realizar o preenchimento adequado para que o paciente tenha acesso ao histórico do tratamento sempre que necessário. “É um importante instrumento para a gestão do cuidado. A notificação dessas informações da pessoa acometida pela hanseníase é fundamental para promover a comunicação entre os diferentes profissionais e serviços de saúde que acompanham o agravo”, explica o coordenador da Atenção Primária da SMS, Abdon Brito.

O paciente pode se consultar com médico clínico ou enfermeiro em qualquer unidade básica de saúde da capital baiana. Se diagnosticada a doença, o cidadão é encaminhado para uma unidade mais próxima de sua residência que possua Programa de Controle da Hanseníase, onde terá acesso gratuitamente a consultas especializadas e medicamentos. A capital baiana registra hoje 222 casos adultos e 11 infantis em tratamento.

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.