A capital baiana passou a contar com um novo espaço público para os soteropolitanos e turistas que desejam prestigiar o vaivém do tráfego de aeronaves no aeroporto. A Praça do Avião, localizada na entrada da Base Aérea de Salvador e próximo ao icônico corredor de bambuzal, foi inaugurada nesta sexta-feira (10) com as presenças da prefeita em exercício, Ana Paula Matos, e do comandante da Base Aérea de Salvador, coronel aviador Vinícius Nogueira, que transmitiu o cargo para o coronel aviador Saulo Vinícius Sobreira, dentre outras autoridades.
O novo espaço ganhou diversos mobiliários urbanos, além de paisagismo, tornando-se mais um cartão de visita da cidade. O histórico caça F-8 instalado no local, que antes estava degradado, também foi completamente recuperado. As obras no local foram realizadas pela Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), e pela Sociedade Amigos da Força Aérea Brasileira.
A Praça do Avião possui 1 mil metros quadrados de área e possui poltronas e mesas em concreto, passeios com piso intertravado, piso tátil e paisagismo reforçado com plantio de gramado e de mudas ornamentais. Durante a inauguração da estrutura, Ana Paula Matos destacou a força do trabalho conjunto, que foi capaz de viabilizar mais um atrativo para a população.
“Essa é mais uma demonstração do cuidado com a cidade, com os equipamentos e públicos, mas, em especial, também é uma demonstração de que a gente pode trabalhar em parceria. A FAB nos ajudou em momentos importantes, como no combate à dengue e durante o mutirão para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Então, é uma grande honra poder contribuir com essa intervenção”, pontuou.
O coronel aviador Vinícius Nogueira acrescentou que o novo atrativo se junta ao bambuzal existente, oferecendo aos cidadãos um lugar mais seguro e confortável. “Salvador ganha, hoje, um espaço que condiz com a porta de entrada da cidade, com a entrada da Base Aérea e do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia que está por vir. Com a Praça do Avião, a gente pôde demonstrar o respeito pelos que vieram antes de nós. O caça recuperado, por exemplo, é emblemático para a Força Aérea não só do Brasil, mas de todo o mundo”, reforçou o oficial, pouco antes de transmitir o posto de comandante para o coronel aviador Saulo Vinícius Sobreira.
O caça recuperado em destaque é de modelo Gloster Meteor F-8 e passou por reparos e pintura na fuselagem, num trabalho manual que durou em torno de dois meses, feito pela Sociedade Amigos da Força Aérea Brasileira. O exemplar representa um marco na aviação militar mundial por ser a primeira aeronave de caça a jato operacional da história, utilizada pela Royal Air Force durante a Segunda Guerra Mundial.
De construção metálica, asa baixa e bimotor turbojato, o veículo simboliza a vitória dos Aliados e a evolução da engenharia aeronáutica. No Brasil, a Força Aérea Brasileira adquiriu seus primeiros exemplares em 1953, empregando-os em missões estratégicas, antes de serem substituídos na década de 1970.
Iluminação – Além da construção da Praça do Avião, a Prefeitura concluiu a nova iluminação cênica do bambuzal do aeroporto, considerado um dos cartões-postais mais icônicos da cidade. Com um investimento de R$ 2,5 milhões, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop) instalou 102 postes com alturas entre cinco e nove metros, além de 50 luminárias de 80W e 204 refletores de 36W, proporcionando uma iluminação viária em harmonia com o ambiente natural.
Além disso, a temperatura de cor de 2.700K foi escolhida para manter o equilíbrio com o bambuzal, e a iluminação cênica RGB, que alterna cores, valoriza ainda mais a beleza do local.
“Essa nova iluminação cênica vai nos ajudar a receber melhor as pessoas que vêm para cá, a mostrando como Salvador é linda e acolhedora. Ao mesmo tempo, vai auxiliar no apoio a campanhas de conscientização a nível nacional, estadual e municipal, como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Setembro Amarelo, reforçando o compromisso da cidade com causas sociais importantes”, ressaltou Ana Paula Matos.