Salvador já alcançou 80% de cobertura vacinal contra a gripe para o público infantil, com mais de 139 mil doses aplicadas entre 12 de abril e 21 de dezembro de 2021. Grande parte desse número foi conquistado no primeiro megamutirão de vacina contra Influenza (nome científico da gripe), realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no último dia 17. No total, foram mais de 74 mil pessoas, a partir dos seis meses de idade, imunizadas contra a doença em um único dia.
A vacinação da população em geral, entre gestantes, trabalhadores/as da saúde, puérperas e idosos, aumentou de 58 % para 60%. Entre 12 de abril e 21 de dezembro de 2021, quase 810 mil pessoas foram imunizadas em Salvador. A meta da SMS é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade.
A estratégia mobilizou 90 pontos entre fixos, drives e volantes, além de centenas de profissionais. De acordo com o titular da SMS, Leo Prates, os números são extremamente positivos e de extrema importância para proteger vidas e impedir a circulação do vírus na cidade.
A SMS destaca, entretanto, que as pessoas devem continuar procurando um dos 23 postos para vacinação dos pequenos que tomaram a primeira dose este ano e necessitam da dose complementar. O número de casos de gripe registrados esse ano em Salvador subiu para 238 e, desse total, 209 ocorrências foram confirmadas para o subtipo de influenza H3N2.
Até o momento, dois óbitos em decorrência de complicações da doença foram notificados no município. A maioria dos acometidos pelo vírus H3N2 estão na faixa etária entre 20 a 49 anos de idade – 97 pessoas com diagnósticos confirmados estão nessa faixa de idade.