A capital baiana segue em alta no turismo nacional, consolidando-se como um dos principais destinos para o final de ano. De acordo com um estudo da empresa Decolar, Salvador foi a segunda cidade mais procurada para o Réveillon, ficando atrás apenas de Recife (PE). A cidade também figura entre os mais desejados para janeiro de 2025, ocupando a terceira posição.
O levantamento, que analisou buscas por passagens aéreas no site e aplicativo da Decolar, destacou um aumento significativo no interesse dos brasileiros por viagens durante as festas de fim de ano. O atrativo não é apenas a celebração em si, mas a combinação de história, cultura, gastronomia e belezas naturais que Salvador oferece.
Outro fator que chama a atenção dos turistas é o Festival Virada Salvador 2025, que promete ser um dos maiores eventos gratuitos de fim de ano do país. A festa acontece entre hoje (27) e 31 de dezembro, na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio. Reconhecida por reunir grandes atrações musicais e um público diverso, a celebração é um dos pontos altos do calendário cultural da cidade e terá a contagem regressiva para o novo ano realizada pelo cantor Léo Santana.
Para o diretor de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, esses números são fruto de um trabalho conjunto da cidade, que envolve investimentos em turismo, infraestrutura, divulgação do destino e promoção do Festival Virada Salvador, que fomenta cinco dias de evento com grandes atrações nacionais.
“Salvador possui uma infraestrutura cada vez mais renovada e vive um momento especial – em 2024 tivemos os maiores índices de ocupação hoteleira durante todo o ano. Salvador está consolidada não só para o Réveillon, mas para todas as épocas do ano. O nosso calendário está bem cada vez mais forte, fortalecido e sendo divulgado amplamente, com antecedência, para que as pessoas possam se programar”, avalia.
Expectativa – Para o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Sílvio Pessoa, a expectativa é de algo em torno de 90 e 95% de ocupação no Réveillon, 85% em janeiro e 80% em fevereiro, visto que a alta estação será mais longa, finalizando depois da Quarta-Feira de Cinzas, em março. O gestor lembra que, em anos anteriores na mesma época, a ocupação não passava de 50%.
“Poucos destinos do Nordeste têm esse Réveillon da Virada que a gente tem aqui. E o Carnaval está sempre no imaginário de todos os baianos, brasileiros e até estrangeiros. Durante a folia, por exemplo, vamos alcançar em torno de 95% a 100% de ocupação em nossa cidade”, projeta.
O diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia (ABIH-BA), Thiago Sena, afirma que Salvador tem sido apontada com destaque em praticamente todas as pesquisas sobre os destinos mais desejados para o verão no Brasil. Ainda que a demanda para o Réveillon já seja naturalmente mais alta, eventos como o Festival Virada e outras festas privadas que ocorrem nesse período são fundamentais para atrair mais turistas e impulsionar a economia local.
“É bastante importante também manter um cronograma de ações de promoção da festa e dos atrativos da cidade, que precisa ocorrer com boa antecedência e regularidade nos principais pólos emissores de turistas, e que a grade de atrações seja de impacto e que a sua divulgação seja feita também com grande antecedência, para que as ações de promoção possam surtir efeito”, conclui.
Riqueza histórica e cultural – Além da festa de Réveillon, Salvador encanta visitantes com um rico patrimônio histórico e natural. Entre os pontos turísticos mais famosos estão o Pelourinho, o Farol da Barra, o Mercado Modelo, Igreja do Bonfim, Solar do Unhão, além da extensa orla que vai desde São Tomé de Paripe, no Subúrbio, até Ipitanga, na orla Atlântica. As praias, aliás, são o que atraem a carioca Renata Silva, de 45 anos. Ela, que todo ano vem à capital baiana no Carnaval, este ano optou também por comemorar a virada de 2024 para 2025 na cidade.
“Estou com tudo pronto e contando os dias para chegar na terrinha. Eu amo Salvador, são quase 18 anos sempre curtindo o Carnaval, e agora celebrando o novo ano com artistas que eu sou fã. Estou doida para ver Bell Marques. Sempre fico na casa de amigos, que já sabem que não pode faltar uma visita à Igreja do Bonfim, comer caranguejo e lambreta na Mouraria e um mergulho no Porto da Barra”, declara.
O itabunense Hiago Azuos, de 29 anos, mora atualmente em Teixeira de Freitas e não perde a virada na capital. “Todo ano eu venho, não troco por nada. Venho sozinho e encontro minha galera na cidade e sempre saio fazendo amizade por onde eu passo. Uma coisa que não pode faltar é o verão da Bahia, o sol, e as festas de final de ano. Vou para o Virada Salvador ver Ivete Sangalo dia 27 e Léo Santana no dia 31. Já estou na cidade desde o sábado (21), celebrando o Natal com minha família”, conta.